Saiba por que acabar com os canudos plásticos é importante, mas pouco perto do que precisamos

Quem nunca escutou que deixar de usar canudos é importante para preservar os oceanos e, especialmente, a vida das tartarugas, não é mesmo? Contudo, será que de fato esses pequenos descartáveis são os vilões dos oceanos?

Uma coisa é certa: os canudos, assim como quaisquer plásticos descartáveis, oferecem riscos ao meio ambiente, mais especificamente os oceanos. Isso porque alguns animais podem consumi-lo e o plástico do canudo, ao entrar em processo de decomposição, pode liberar substâncias tóxicas e microplásticos, ambos poluentes que afetam o ecossistema. 

Porém, como você irá ver a seguir, os canudos são apenas a ponta do iceberg da poluição dos oceanos. 

Por que os canudos são somente a ponta do iceberg?

Os canudos, apesar de toda a campanha mundial em volta dos impactos sobre seu uso, representam, pasmem, apenas 0,025% do lixo nos oceanos

Por que os canudos são só a ponta do iceberg da poluição dos oceanos

Esse número é extremamente baixo e, na prática, é risível no que se refere à poluição dos oceanos. Em outras palavras, se todos os canudos fossem removidos dos oceanos e sua fabricação parasse por completo, sobrando apenas os modelos reutilizáveis e biodegradáveis, o oceano ainda sim estaria repleto de lixo plástico. 

Os canudos são a ponta do iceberg porque há, hoje, muitos outros resíduos e hábitos nocivos ao meio ambiente que o simples uso de um pequeno descartável. 

Para termos ideia, nas grandes ilhas de lixo espalhadas pelos oceanos do mundo todo, o material mais encontrado são os restos de equipamentos de pesca, como redes, anzóis, entre outros. 

Isto é, enquanto o foco for os canudos plásticos, esquecemos muitas vezes os verdadeiros vilões dos oceanos. 

Toda ajuda é válida

Apesar de os canudos não serem os vilões dos oceanos, toda e qualquer ajuda relacionada à preservação dos oceanos é bem-vinda. 

Afinal, mesmo que não sejam os inimigos número um dos oceanos, diminuir a quantidade de canudos em alto mar pode salvar vidas marinhas importantes. 

Por isso, naturalmente o fim dos canudos descartáveis é algo positivo para o meio ambiente, ainda que seja apenas um pequeno passo em prol de algo maior. 

Qual a melhor solução para salvar os oceanos do lixo?

Deixar de usar canudos é, claro, uma forma de contribuir para diminuir o lixo nos oceanos. Entretanto, pode-se fazer mais para ajudar o maior e mais diversos ecossistema do mundo. 

Confira algumas dicas para ajudar a salvar os oceanos do lixo

  • Cortar ou diminuir o consumo de qualquer descartável;
  • Gastar menos energia e água;
  • Optar, se possível, por reciclar o lixo;
  • Optar por produtos reutilizáveis; 
  • Não lave calçadas ou veículos sem necessidade;
  • Ajudar e divulgar ONG’s que ajudam os oceanos;
  • Diminuir o consumo de peixes e frutos do mar;
  • Priorizar peixes e frutos do mar de pescadores locais; 
  • Não jogar lixo na rua e no meio ambiente. 

Seguindo essas dicas, com certeza já é possível fazer a diferença e ajudar ainda mais os oceanos. 

Canudos: evite-os, mas amplie seus horizontes!

Como dissemos, os canudos são só a ponta do iceberg, mas ainda sim são poluentes. Por isso, evite os canudos e siga as dicas listadas acima para ajudar os oceanos de modo mais acurado. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin