A importância da Antártida: saiba porque é vital conservá-la

Conheça mais sobre a importância da Antártida para o planeta; saiba quais seus principais problemas

A Antártida, conhecida como o “continente de gelo”, tem um papel fundamental no planeta, assim como todos os outros ecossistemas nele presentes. Por consequência, claro, quaisquer danos causados à Antártida e aos ambientes ao seu redor geram um ciclo de problemas. 

Por conta disso, torna-se ainda mais vital conservar a Antártida e os ecossistemas ao seu redor, como os oceanos, por exemplo, cuja exploração vem crescendo exponencialmente ao longo dos anos.

Tendo isso em mente, ao longo deste artigo falaremos mais a respeito do continente de gelo e sua importância, de modo a compreendermos a essencialidade da sua conservação. 

Os problemas na Antártida

As mudanças climáticas estão entre os principais vilões da Antártida, uma vez que os efeitos do aquecimento global impactam diretamente o gelo da região. 

Por conta dos efeitos dos gases estufa, a temperatura do planeta e dos oceanos está aumentando, com isso, boa parte do gelo no mundo, incluindo o da Antártida, está derretendo, causando inúmeros problemas. 

O derretimento do gelo na Antártida causa diversos impactos à biodiversidade endêmica da região, à medida que áreas de reprodução desaparecem e o alimento de muitas espécies também. 

A importância da Antártida: saiba porque é vital conservá-la

Por exemplo, os pinguins são espécies que se reproduzem no continente de gelo e, portanto, caso ele desapareça, as aves árticas também irão desaparecer, comprometendo o equilíbrio ambiental da região. Logo, os animais que se alimentam dos pinguins ou que de alguma forma dependem deles estão em risco. 

Além das mudanças climáticas, a Antártida sofre com a exploração humana.

Conforme divulgado pelo Greenpeace, a Antártida vem sendo a cada dia mais pressionada pela expansão da pesca industrial do krill. Este minúsculo crustáceo, muito similar ao camarão, é a base da cadeia alimentar na região. 

Então, à medida que retiramos os krills dos oceanos ao redor da Antártida, comprometemos a sobrevivência de pinguins, baleias, focas e outros animais que se alimentam desses pequenos crustáceos.

Por fim, saiba que a região ao redor da Antártida sofre os efeitos da poluição dos oceanos, conforme a quantidade de microplásticos nas águas aumenta sistematicamente, ao passo que a cada ano mais plástico é despejado nas águas marítimas – estima-se que até 10 toneladas de plásticos são despejadas nos oceanos todos os anos. 

Por que devemos proteger a Antártida?

Tendo em vista os problemas elencados acima, fica mais fácil compreender porque é tão essencial preservar a Antártida. 

Afinal, quaisquer impactos negativos ao continente de gelo impactam toda a vida na Terra. Por exemplo, o derretimento de gelo afeta espécies da região e aumenta a temperatura e nível dos oceanos, comprometendo nós seres humanos, conforme a água do mar invade as praias e cidades litorâneas. 

Antártida: essencial para vida na Terra

Sem dúvida alguma a preservação da Antártida é uma pauta fundamental. Por isso, ter conhecimento a respeito da importância desse ecossistema é essencial para cuidar do continente gelado e toda a biodiversidade local.

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin