Entenda a importância da limpeza das praias na conservação dos oceanos

As praias são ambientes muito frequentados no Brasil, sobretudo em épocas comemorativas, como fim do ano, por exemplo. Infelizmente, com a chegada de um grande número de pessoas, um problema cada vez mais comum vem à tona: o lixo nas praias. 

O lixo despejado nas praias causa estragos significativos no oceanos, uma vez que o destino dos resíduos, via de regra, acaba nas águas. 

Plásticos dos mais diversos tipos estão entre os principais poluidores das praias. Esse fato intensifica ainda mais o processo de destruição dos oceanos, justamente porque se trata de um dos tipos de lixo que causam mais impactos na biodiversidade marinha.

Por esses motivos, torna-se extremamente importante realizar a limpeza das praias, seja individualmente ou em mutirões. 

Por que devemos fazer a limpeza das praias?

O plástico, como dissemos, é o principal tipo de lixo jogada nas praias, desde embalagens até descartáveis. Tendo isso em mente, para entender importância da limpeza das praias, é preciso, antes de mais nada, compreender os impactos que esse tipo de resíduo causa. 

A importância da limpeza das praias

De antemão, saiba que o plástico demora aproximadamente 450 anos para ser decomposto na natureza. Ao longo desse período, ele pode ser ingerido por animais e acumular em corais, por exemplo.

Somente esses dois problemas citados são capazes de dizimar a biodiversidade dos oceanos, como peixes, aves, tubarões, tartarugas, pinguins, focas, baleias, golfinhos e muito mais. 

Contudo, saiba que os efeitos do lixo no mar, como os plásticos, podem ser ainda mais devastadores. 

Por conta disso, a limpeza das praias tem ainda mais importância, à medida que medidas como essa podem fazer toda a diferença para diminuir os impactos que causamos ao maior ecossistema do planeta. 

O que fazer para ajudar na limpeza das praias?

A primeira coisa é NÃO jogar lixo nas praias, independentemente da sua composição, seja plástico, ferro ou orgânico. 

Além dessa atitude, é importante também recolher lixo da praia sempre que possível, como uma simples embalagem de salgadinho ou tampinha de garrafa, ainda que não tenha sido você que os deixou no local. 

Conscientizar também é uma ferramenta importantíssima. Portanto, fale com seus amigos, parentes e até mesmo desconhecidos a respeito de jogar o lixo no local adequado. Um simples alerta e uma conversa pode ser muito útil. 

É possível ainda realizar os conhecidos mutirões de limpeza de praia, onde grupos de pessoas dedicam parte do seu tempo para recolher resíduos dos arredores das praias, de maneira a evitar que possam entrar em contato com a água. 

Tenha em mente que toda ação em prol da vida e saúde dos oceanos é bem-vinda, ainda que com medidas “simples”, que em um primeiro momento possam ser irrelevantes. 

Limpeza da praia: faça sua parte e ajuda os oceanos

Sabendo mais sobre a importância da limpeza das praias, com certeza fica mais fácil nos conscientizar a respeito e criar hábitos que visam proteger os oceanos e toda sua biodiversidade. 

Para ler mais artigos como este, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho. Até a próxima!

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin