A importância da preservação da água

Conheça mais sobre a importância da preservação da água; saiba quais são as principais causas da poluição desse recurso

A água é um dos bens mais importante que nosso planeta pode ter, exercendo um papel indispensável para a sobrevivência dos seres vivos e para o desenvolvimento da vida. Esse recurso natural renovável é, portanto, indispensável a todas as formas de vida. Tendo em vista tudo isso, nota-se a grande importância da preservação da água.

Sem investimentos decisivos para preservar a água, corremos o risco de perder gradativamente a fonte desse recurso, o que culminaria em graves crises globais de proporções jamais vistas. 

A água é, então, um recurso que devemos proteger e poupar, de modo a garantirmos a continuidade da vida humana nas próximas gerações. 

Por que preservar água?

De toda a água do planeta, 97% é de água salgada, que pode ser encontrada nos mares e oceanos. Apenas 2% formam as geleiras e, pasmem, somente 1% é água doce.

A importância da preservação da água

Portanto, toda a água potável do nosso planeta está restrita a esse 1%. Imagine agora o cenário em que essa “pequena” quantidade de água não é bem cuidada. 

Saiba que é exatamente isso que fazemos. 

Mesmo tendo um recurso limitado de água doce, nós seres humanos continuamos a utilizando de forma errada e irresponsável. 

Os recursos hídricos que possuímos continuam sendo degradados, de modo a comprometer o futuro do nosso planeta. 

O que prejudica e polui nossas fontes d’água?

Tenha em mente que o fator que mais prejudica as fontes de água é, sem dúvida, a poluição ambiental. 

Entre as principais fontes potenciais de contaminação das águas estão: os lixões; aterros mal operados; acidentes com substâncias tóxicas; atividades industriais, saneamento básico precário ou inexistente, entre outros. 

Para entendermos melhor os impactos, vamos a um exemplo. Inúmeras indústrias, entre especialmente as que atuam no ramo da produção de celulose, tecidos, tintas e solventes, são responsáveis por eliminar metais pesados no processo produtivo, como mercúrio, chumbo e cádmio. Quando não há um tratamento de resíduos adequado – que é a maioria dos casos -, a indústria pode contaminar rios próximos e até mesmo o lençol freático da região onde está instalada.

Além disso, é importante ressaltar que a poluição “comum”, por meio do lixo do dia a dia, também é vista como uma das principais causas da poluição de água potável. basta observarmos a quantidade de resíduos em rios e lagos como descartáveis, peças de roupas, aparelhos domésticos, pneus, móveis e muitos mais. 

Por fim, outro fator que prejudica a preservação da água está ligado ao gasto irresponsável e desperdício desse recurso.  

Preservação da água: mais importante do que imaginamos

Tendo em mente a quantidade de água doce que possuímos e a forma como tratamos esse recurso tão importante, fica fácil observar a importância da preservação da água. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin