A importância dos tubarões para os oceanos: por que devemos protegê-los

Saiba mais sobre o papel dos tubarões nos oceanos; conheça sua principal ameaça

Quando falamos em oceanos, sem dúvida diversas espécies de animais vêm à mente, desde tartarugas e golfinhos até baleias. No artigo de hoje, porém, falaremos de um animal em especial, cuja importância para a vida marinha é inestimável: os tubarões. 

Apesar da fama ruim, os tubarões são animais vitais para os oceanos. Mesmo sendo importantes, estima-se que 117 tipos de tubarões estão ameaçados, espécies estas que são essenciais ao equilíbrio do maior ecossistema do mundo. 

Entenda a importância dos tubarões 

Pelo fato de serem grandes predadores e estarem, por consequência, no topo da cadeia alimentar dos oceanos, os tubarões contribuem para o controle das populações de espécies que são suas presas. 

Além disso, os tubarões muitas vezes se alimentam de bichos doentes e velhos, evitando que possam espalhar doenças perigosas às suas espécies. 

Outra função dos tubarões que os tornam indispensáveis está ligado ao fato de se alimentarem também de carcaças, que podem transmitir doenças e contaminar a água caso permaneçam por bastante tempo em alto mar. 

Por que os tubarões estão ameaçados?

Os tubarões estão ameaçados por vários motivos, sendo a pesca predatória e a captura acidental os principais motivos. 

A importância dos tubarões para os oceanos: por que devemos protegê-los

No que se refere à pesca predatória, estima-se que 73 milhões de tubarões são mortos por ano. O principal motivo para essa enorme quantidade de animais mortos está ligada à sua barbatana. 

Sim, anualmente milhões de tubarões são mortos somente para que suas barbatanas possam ser retiradas, com a falsa promessa de curar doenças ósseas nos seres humanos.

Mesmo sendo comprovado que as barbatanas não possuem alguma vantagem nutricional em especial, a promessa falsa disseminada em diversos locais é a responsável pela morte de milhões de tubarões –  inclusive, uma simples gelatina é capaz de oferecer os mesmos valores nutricionais que as barbatanas. 

A barbatana de tubarão, tratada como uma iguaria, é principalmente consumida no mercado chinês e japonês, que sustentam boa parte da indústria da pesca de tubarão. 

Depois da pesca predatória, outro motivo para a ameaça aos tubarões está relacionada à captura acidental. 

Durante a pesca de peixes e crustáceos, é muito comum que espécies de tubarões sejam capturadas e mortas por acidente em todo o mundo. Ainda que não seja proposital, a captura acidental contribui para a diminuição sistemática das espécies de tubarões em todo o mundo.

Quando aliamos a pesca predatória à captura acidental, temos um combo extremamente danoso às espécies de tubarões, que afeta, consequentemente, o equilíbrio ambiental dos oceanos. 

Tubarões: mais importantes para os oceanos do que imaginamos

Agora que conhece mais sobre a importância dos tubarões para os oceanos e os motivos por trás de sua caça e pesca, com certeza é mais fácil perceber como trata-se de uma espécie fundamental para o equilíbrio marinho. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin