De acordo com a National Geographic Society, o planeta passar a ter agora cinco oceanos, não mais quatro

Uma coisa é certa, todos nós crescemos escutando que o planeta possui quatro oceanos diferentes: Oceano Pacífico, Oceano Atlântico, Oceano Índico e Oceano Ártico. Entretanto, estamos perto de uma grande mudança, à medida que para alguns cientistas e estudiosos de uma das mais renomadas organizações ambientais já é possível considerar que existem não quatro, mas cinco oceanos. 

Essa reviravolta surgiu por conta de um grande anúncio feito pela National Geographic Society (conhecida pelos seus canais de televisão e revistas), organização sem fins lucrativos fundada há 133 anos. A organização anunciou que reconhecerá o corpo de água que está presente em volta da Antártida como um oceano a parte, tornando-se, assim, o quinto do planeta Terra. 

A Nat Geo, que é tida como referência em termos de produção cartográfica, anunciou a decisão no dia 8 de junho, uma data escolhida a dedo, já que é quando se celebra o Dia Mundial dos Oceanos.

Por que surgiu um quinto oceano?

De acordo com a National Geographic Society, este novo Oceano Antártico se diferenciaria dos demais não por conta dos continentes que o cercam, mas pela sua correnteza, a Corrente Circumpolar Antártica. 

A Terra possui agora cinco oceanos: Saiba mais
A Terra possui agora cinco oceanos

Segundo os estudos, as águas da região são mais frias e um pouco menos salgadas do que as ao norte, fatores estes que corroboram com a tese de que se trata de um novo oceano, com características únicas.

Além disso, o reconhecimento dessa área como um outro oceano faz parte de um esforço global voltado à necessidade da conservação dos mares diante das mudanças climáticas e a pesca predatória.

Como resultado desse estudo, a organização adotará em seus mapas, que são produzidos desde 1915 e usados em escolas ao redor do mundo, o Oceano Antártico com o quinto oceano. 

Como contraponto, alguns outros geógrafos e cientistas defendem que o pseudo-Oceano Antártico seria apenas o prolongamento e encontro de outros corpos de água, como o Oceano Pacífico, o Atlântico e o Índico.

No que se refere ao ensino, à medida que for reconhecido como quinto oceano, alunos de todo o mundo conhecerão mais sobre o Oceano Antártico e seus detalhes, características e importância para o planeta e a biodiversidade local. 

Ou seja, sem o reconhecimento do Oceano Antártico, não será possível ter as devidas informações sobre o mundo dos oceanos – pelo menos não em escala global e para milhões de pessoas -, em especial a região localizada na Antártica.

Proteja os oceanos

Independentemente se permanecerá quatro oceanos ou se aumentará para quatro, uma coisa é certa: é importante que preservemos o maior ecossistema do planeta. Afinal, se os destruirmos, não fará diferença a quantidade de oceanos. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin