Afinal, quantos oceanos existem?

Descubra quantos oceanos existem no planeta Terra; confira as características de cada um deles

Os oceanos são ecossistemas muito importantes, sendo essenciais para a manutenção da vida no planeta. Apesar disso, muitas pessoas não sabem exatamente quantos oceanos existem no mundo e quais as características de cada um. 

Essa dúvida é bastante comum e natural, especialmente porque há poucos meses foi reconhecido mais um oceano no planeta (Oceano Antártico). 

A fim de eliminar todas as dúvidas, no artigo de hoje falaremos tudo sobre todos os oceanos que existem. Confira!

Quantos oceanos existem no mundo?

Afinal, quantos oceanos existem?

Saiba que a Terra possui agora cinco oceanos, sendo eles: o Pacífico, o Índico, o Atlântico, o Ártico e o Antártico. 

Agora, confira mais sobre as características de cada oceano. 

Oceano Pacífico

O Oceano Pacífico é o maior oceano do nosso planeta, cobrindo quase um terço da superfície terrestre, com aproximadamente 165 milhões de km2.

Como característica, o Pacífico apresenta, em sua porção leste, o continente americano e, a oeste, o continente asiático e a Oceania. O famoso Estreito de Bering, que fica ao norte, é responsável pela divisão da América do Norte com a Ásia.

Por conta de seu tamanho, o Oceano Pacífico possui uma grande relevância climática, pois é por meio dele que a maioria das massas de ar e correntes marítimas são produzidas. 

Além disso, é no Pacífico que surgem as principais alterações climáticas cíclicas, como El Niño, La Niña e a Oscilação Decadal do Pacífico.

Oceano Atlântico

O Oceano Atlântico é o segundo maior oceano do planeta, com uma área estimada de 106 milhões de km². 

Como característica geográfica, é circundado de forma não contínua pelo continente africano a leste e pelas Américas a oeste. Com isso, estamos falando do oceano que banha todo o território brasileiro. 

É importante dizer ainda que o Atlântico possui também um amplo contato com o Ártico e a Antártida. 

O surgimento do Atlântico é relativamente recente, do ponto de vista geológico. Isso porque sua origem se deu há cerca de 150 milhões de anos, sendo relacionada com a movimentação das placas tectônicas, que transformou o antigo continente Gondwana em América do Sul e África.

Oceano Índico

O Oceano Índico possui uma área com cerca de 73 milhões de km² e, com isso, se coloca como o terceiro maior oceano do planeta. É circundado de forma não contínua pela Oceania e Ásia a leste, pela Ásia ao norte e pela África a oeste. 

Como característica, o Índico possui uma ligação com o Mar Mediterrâneo pelo Mar Vermelho e o Canal de Suez.

O Índico, assim como o Atlântico, também surgiu da separação do continente Gondwana, na Era Mesozoica, sendo o mais novo entre todos os oceanos da Terra. Em sua parte sul, as águas são mais geladas. Em contrapartida, nas áreas mais próximas ao continente asiático, as águas são mais aquecidas, favorecendo o clima de Monções, que são mais sentidos na Índia.

Oceano Glacial Ártico

O Glacial Ártico, apesar de tecnicamente não ser um oceano, por ser um grande conjunto de mares, ainda sim é considerado um oceano, assim como o Glacial Antártico.

Sua área total corresponde a 21 milhões de km² e vai até o norte do Círculo Polar Antártico dos continentes asiático, europeu e americano. A maior parte de sua superfície está congelada, dificultando definir uma área precisa, pois aumenta no inverno polar (de seis meses) e diminui no verão.

Oceano Glacial Antártico

O Oceano Antártico foi o último a ser reconhecido, sendo o conjunto de águas posicionadas ao sul do Círculo Polar Antártico e que circundam o continente da Antártida, formando um prolongamento das águas dos oceanos Ártico, Antártico e Índico.

A área desse oceano foi delimitada pelo Tratado da Antártida, realizado em 1956, e percorre um total aproximado de 20,3 milhões de km², o menor entre todos os oceanos. 

Apesar de ser uma região bem fria, apresenta uma grande biodiversidade, incluindo pinguins, focas, leões-marinhos, cetáceos e plânctons, diferentemente do Oceano Ártico, cuja variedade de vida é bem menor, por exemplo.

Gostou do artigo sobre quantos oceanos existem e quais suas características? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin