Animais estranhos que moram nas profundezas dos oceanos

Conheça uma lista com algumas das espécies mais estranhas dos oceanos

Os oceanos são ecossistemas que cobrem 71% da superfície da Terra. Por ser gigantesco, naturalmente há muitas partes inexploradas que guardam mistérios e espécies únicas. Alguns animais exóticos, porém, já foram registrados em fotos e vídeos. 

Pensando nisso, no artigo de hoje falaremos sobre alguns dos animais mais estranhos que moram nas profundezas dos oceanos. 

Ficou curioso? Então, confira essa lista que fizemos especialmente para você!

1- Diabo negro do mar

Animais estranhos que moram nas profundezas dos oceanos

Sem dúvida alguma o “diabo negro do mar” é um dos animais mais estranhos das profundezas dos oceanos, sobretudo por ter um visual bastante assustador e possuir uma “antena brilhante” na ponta da cabeça. 

Essa antena se ilumina graças a bactérias bioluminescentes, ajudando o peixe a atrair suas presas, que acabam sendo abocanhadas por suas temidas mandíbulas, repletas de dentes afiados.

As fêmeas podem medir até 20 centímetros, enquanto o macho é dez vezes menor e não pode sobreviver sozinho, fazendo com que se acople à companheira como um parasita.

2- Peixe-bolha

Animais estranhos que moram nas profundezas dos oceanos

O peixe-bolha, ou Psychrolutes marcidus, é uma espécie que habita as águas profundas da costa da Austrália e da Tasmânia, sendo um animal raramente avistado por humanos.

Como característica, o peixe-bolha não possui nenhum osso ou músculo no corpo, sendo, basicamente, uma massa gelatinosa com densidade um pouco inferior à da água, motivo pelo qual flutua facilmente e nada sem dificuldade.

Esse animal estranho não tem qualquer valor comercial, mas, corre risco de extinção devido à pesca de arrasto. 

Por fim, saiba que os peixes-bolha são encontrados em uma profundidade entre 400 e 1,7 mil metros. Nesse ambiente, a pressão é 100 vezes maior do que a encontrada na superfície. Por isso, ao ser tirado da água, o Peixe-bolha acaba mudando de forma.

3- Polvo-dumbo

Animais estranhos que moram nas profundezas dos oceanos

Os polvos-dumbo têm esse nome, claro, por causa das barbatanas membranares que fazem lembrar umas grandes orelhas, assim como as da personagem Dumbo, o elefante.

Eles vivem em uma profundidade de cerca de 4 mil metros, o que dificulta o estudo e captura em fotos da espécie.

4- Tubarão-duende

Animais estranhos que moram nas profundezas dos oceanos

O tubarão-duende, ou Mitsukurina owstoni, é uma espécie de tubarão bastante assustadora, sobretudo por ter um focinho em forma de V e uma face que se assemelha a traços humanos – ou traços de um duende. 

Apesar da aparência, trata-se de uma espécie totalmente inofensiva, comumente encontrada no Japão, mas que também já foi visto nas águas australianas, indianas, francesas, norte-americanas e africanas. 

Vivendo em uma profundidade de cerca de 1.300 m, esse tubarão possui 4m, mas as fêmeas podem chegar a 6m.

5- Lagosta-boxeadora

Animais estranhos que moram nas profundezas dos oceanos

A lagosta-boxeadora, Odontodactylus scyllarus, é um crustáceo pertencente à família Stomatopoda – lagostas com apêndices em forma de lâmina ou bola, no lugar de pinças.

Este crustáceo, devido a sua aparência colorida, parece bastante amigável, mas a verdade é que é um dos animais mais violentos. Isso porque a lagosta-boxeadora esmurra suas presas a uma velocidade superior a 80km/h. 

6- Peixe-lua

Animais estranhos que moram nas profundezas dos oceanos

O Peixe-lua é considerado o maior peixe ósseo do mundo, sendo também bastante tóxico, sendo comparado inclusive aos os baiacus, já que são animais conhecidos por liberar substâncias urticantes quando se sente ameaçado. 

A espécie foi oficialmente reconhecida em 1758 e já foi vista a 480m de profundidade no oceano, apesar de preferir viver entre 30 e 80 metros.

O maior exemplar já visto tinha incríveis 3,3 m de altura e pesava aproximadamente 2,3 toneladas. Apesar do tamanho e periculosidade, é um peixe que se alimenta de zooplânctons, crustáceos, moluscos e peixes ósseos.

Gostou da lista com alguns dos animais mais estranhos dos oceanos? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este.

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin