Saiba quais são os animais marinhos ameaçados de extinção

Os oceanos são ecossistemas ricos e diversos em biodiversidade. Contudo, a forma como vivemos agride sistematicamente a vida dos animais nos mares, culminando na morte de inúmeros seres-vivos. Para entendermos melhor os impactos que a destruição dos oceanos causam, ao longo deste artigo falaremos sobre os animais marinhos ameaçados de extinção. 

Afinal, saber a lista de animais marinhos ameaçados de extinção é essencial para entender quais hábitos nossos precisam mudar para preservar a vida desses e de muitos outros animais nos oceanos. 

O que mais ameaça a vida marinha?

Antes de listarmos as espécies mais ameaçadas, é importante saber quais fatores mais contribuem para a diminuição da biodiversidade nos oceanos. 

Duas causas principais colaboram efetivamente para a redução de algumas espécies: excesso de lixo e pesca. 

Ambos os problemas são capaz de matar diversas espécies de animais marinhos – sobretudo as que não possuem tantos indivíduos na natureza -, não apenas porque matam muitos seres-vivos, mas porque são capazes de destruir também o ambiente onde vivem, seus habitats. 

Por isso, para controlar e salvar os animais marinhos, é fundamental brecar os hábitos destrutivos que possuímos, como o acúmulo de lixo e pesca desenfreada. 

Animais marinhos ameaçados de extinção

Agora, confira a lista dos animais marinhos que mais correm risco de serem extintos por conta de atitudes insustentáveis por parte dos seres humanos. 

1. Tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata)

As tartarugas são símbolos expressivos de como estamos destruindo a vida marinha nos oceanos de todo o mundo. Contudo, essa espécie em especial é encontrada somente em regiões mais tropicais. 

Infelizmente, estima-se que a população da tartaruga-de-pente diminuiu em 80% no último século, comprometendo o futuro da espécie. 

O grande problema para a diminuição da espécie tem relação com a caça, já que é tida como iguaria em alguns locais e muitas vezes utiliza-se o casco para criação de objetos para decoração e jóias.

Graças ao trabalho do Projeto Tamar, a espécie vem se recuperando no Brasil, conseguindo recompor-se aos poucos. 

2. Baleia-azul (Balaenoptera musculus)

Apesar de ser um animal imponente, o maior do planeta, infelizmente o risco de extinguir a grande baleia-azul é real. 

O motivo principal para o animal aparecer na lista de animais marinhos ameaçados de extinção está relacionado à caça predatória, decorrente de muitas décadas. Não à toa, atualmente pesquisadores acreditam que existam pouco mais de 3 mil baleias-azuis.

Isso porque a estimativa é de que cerca de 200.00 baleias dessa espécie foram mortas ao longo dos anos, diminuindo consideravelmente sua população, que antes era abundante. 

3.Tubarão-martelo (Sphyrna mokarran)

Sem dúvida os tubarão-martelo é uma das espécies mais conhecidas, principalmente por conta da sua aparência. 

Ao passo que se trata de um animal belo, é também um animal muito visado pela caça, devido à extração da barbatana, muito comum em sopas na Ásia. 

Por conta disso, desde que iniciou o controle dos números populacionais da espécie na década de 80, a estimativa é que tenham diminuído em cerca de 90%.

Além disso, como agravante, o tubarão-martelo possui longo período geracional e pequena abundância de indivíduos. Isso faz com que o equilíbrio da população seja mais complicado de alcançar. 

4. Pinguins-imperadores (Aptenodytes forsteri)

O grande vilão que coloca em risco a continuidade dos pinguins-imperadores, está ligado ao degelo, que afeta desde a reprodução dos animais até a sua busca por alimentos. 

O aquecimento das águas (causado por vários fatores, como acidificação dos mares e aquecimento global) causa quebra do gelo, fazendo com que filhotes de pinguim sejam levados precocemente para o oceano, culminando em afogamento. 

Por conta disso, pesquisadores preveem que o número de pinguins-imperadores diminua até o fim do século, com 20% de suas populações quase extintas.

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin