Aquecimento do mar causou perda de 14% dos corais

Entenda de que maneira o aquecimento do oceano causou a perda de 14% dos corais

Os corais são pequenos animais marinhos que vivem em colônias, geralmente em mares de temperatura mais amena, como nas regiões tropicais e subtropicais. Saiba, porém, que a existência desses seres está em risco, à medida que a temperatura dos oceanos está subindo. 

De acordo com relatório produzido pela Rede Global de Monitoramento de Recifes de Coral, o aumento da temperatura da superfície dos oceanos devido às mudanças climáticas é a principal causa para o desaparecimento de 14% dos recifes de corais em todo o mundo desde 2009. A análise se baseou em dados coletados por mais de 300 cientistas em mais de 70 países.

Este estudo é muito importante para entender os impactos do aquecimento global nos corais, que são essenciais para os oceanos. Tenha em mente que, apesar de os recifes cobrirem somente 0,2% do fundo dos oceanos, são importantes pois abrigam cerca de um quarto de todas as espécies marinhas. 

Além disso, saiba que os recifes de corais geram US$ 2,7 trilhões ao ano em bens e serviços, bem como US$ 36 bilhões em turismo, segundo o estudo. 

Entenda dimensão do problema

Desde 2009, a perda observada equivale a aproximadamente 11.700 quilômetros quadrados, o que representa, por exemplo, todo o coral vivo na Austrália.

Apesar do cenário ser pessimista, o documento ressalta, porém, que muitos dos recifes de coral podem se recuperar a longo prazo. Porém, é preciso realizar uma série de medidas imediatas, de maneira a conter o aquecimento dos oceanos. 

Isto é, se faz necessário conter o quanto antes as emissões globais de gases de efeito estufa, mitigando as pressões locais.

O relatório mostra ainda um aumento de 20% das algas nos recifes, de 2010 a 2019, o que sinaliza, segundo os cientistas, que eles passam por um período de estresse. O fenômeno, segundo o estudo, reduz o habitat considerado essencial para abrigar altos níveis de biodiversidade. 

Como evitar a perda dos corais? 

Como dito, é preciso conter as emissões de gases de efeito estufa. Mas, como fazê-lo? 

A primeira coisa é diminuir as principais fontes de emissão, que são:

  • Desmatamento;
  • Transporte;
  • Fermentação entérica;
  • Termelétricas de combustíveis fósseis (carvão mineral, gás natural e petróleo);
  • Processo industriais. 

Ou seja, só será possível preservar os recifes de corais se investirmos em métodos e hábitos que possam diminuir consideravelmente a emissão de casos como o dióxido de carbono.

Gostou do artigo sobre o motivo da perda crescente dos corais? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais notícias como esta. Até a próxima!

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin