Aquecimento dos oceanos: 14% dos corais foram perdidos

Os efeitos dos gases do efeito estufa são devastadores para o meio ambiente. Nos oceanos, por exemplo, o aquecimento das águas marinhas já acabou com 14% dos corais desde 2009. 

O relatório produzido pela Rede Global de Monitoramento de Recifes de Coral (GCRMN), em sua sexta edição, evidenciou com inúmeros detalhes o impacto das temperaturas elevadas nos recifes de coral do planeta. 

Esse relatório é a maior análise da saúde global dos recifes de coral já realizada, e se baseia em dados coletados por mais de 300 cientistas, a partir de incríveis 2 milhões de observações individuais de 12.000 locais de 73 países, abrangendo um período de 40 anos.

O aquecimento dos oceanos e os impactos nos recifes de corais

Os recifes de coral em todo o mundo estão sob ameaça constante, causado pelas mudanças climáticas e outras pressões locais, como a pesca industrial, o desenvolvimento costeiro insustentável e a baixa qualidade da água. 

Aquecimento dos oceanos: 14% dos corais foram perdidos

Se os oceanos continuarem a aquecer, poderíamos perder os recifes de corais, o que seria catastrófico para os oceanos. 

Afinal, tenha em mente que, embora os recifes cubram apenas 0,2% do fundo do oceano, eles são os responsáveis por abrigar, pelo menos, um quarto de todas as espécies marinhas.

Além de ser importante para a biodiversidade marinha, estima-se que centenas de milhões de pessoas em todo o mundo dependem dos recifes para alimentação, emprego e proteção contra tempestades e erosão. 

Perda de recife de corais: um problema crescente

Como dito, desde 2009 perdemos mais corais, no mundo inteiro, do que todos os corais vivos na Austrália, um dos maiores. 

Se continuarmos nesse ritmo, a médio/longo prazo perderíamos boa parte dos recifes. No pior cenário, poderíamos perdê-los de uma vez por todas.

Sem os corais, inúmeras espécies poderiam ser extintas, o que comprometeria o equilíbrio ecológico dos oceanos, causando impactos inimagináveis.

Não à toa, na conferência climática em Glasgow e na conferência sobre biodiversidade em Kunming, a preservação dos corais entrará em pauta.

Gostou do artigo sobre o aquecimento dos oceanos e a perda dos recifes de corais? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin