Aquecimento global está diminuindo os níveis de oxigênio dos oceanos

Saiba de que maneira o aquecimento global é responsável por diminuir os níveis de oxigênio dos oceanos

O aquecimento global é um problema que afeta o planeta como um todo, com consequências que podem ser devastadoras. Entre os impactos negativos está a diminuição dos níveis de oxigênio dos oceanos. 

O fato de o aquecimento global estar diminuindo os níveis de oxigênio dos oceanos é extremamente preocupante, uma vez que os oceanos sem vida representam o fim do planeta. 

Após a conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 26), na Escócia, cientistas começaram a alertar sobre essa pauta. Isso porque o aumento da frequência das chamadas zonas mortas, onde a oxigenação é quase inexistente, afetará a diversidade de vida marinha, bem como uma grande parcela da população mundial, sobretudo as que dependem do mar para sobreviver.

Exemplo real dos impactos do baixo nível de oxigênio em corpos d’água

A oceanógrafa Julie Pullen, da Columbia University, e a oceanógrafa química Nathalie Goodkin, da American Museum of Natural History, relataram que, no último verão norte-americano, mais de 160 km das águas costeiras da Flórida se tornaram uma extensa faixa morta. 

Nessas regiões, inúmeros peixes boiavam sem vida. A causa? Os animais ficaram sem oxigênio. 

Do outro lado do país, os níveis baixos de oxigênio fizeram com que caranguejos invadissem a costa de Oregon, em uma tentativa de fugir da água sem oxigênio.

Esse mesmo problema pode ser encontrado no mundo todo, nas já mencionadas zonas mortas, que aumentam cada vez mais.

Impactos do baixo nível de oxigênio

Uma água sem oxigênio suficiente significa um ecossistema incapaz de abrigar a vida marinha, ocasionando em consequências desastrosas. 

Entre os impactos, estão o aumento acelerado dos níveis gases de efeitos estufa (GEE), a acidificação dos oceanos e a criação de zonas mortas, que afetam diretamente a biodiversidade marinha, que deve se adaptar às mudanças ou, infelizmente, perecer diante do problema. 

Além disso, com os níveis de oxigênio diminuindo, é possível que até 3 bilhões de pessoas que vivem em áreas costeiras, especialmente quem trabalha com a pesca, sejam afetadas. 

Portanto, as soluções climáticas devem ser pautadas também pelos oceanos e corpos d’água, cuja importância é imensurável. 

Gostou do artigo sobre como o aquecimento global está diminuindo os níveis de oxigênio? Então, acompanhe o blog da Máfia para ler mais artigos como este. Até a próxima! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin