Atitudes efetivas para acabar com a poluição dos oceanos

A poluição dos oceanos é um problema global que preocupa a comunidade científica, inúmeros ambientalistas e, claro, a população como um todo. Afinal, todos nós dependemos dos oceanos, fazendo com que tenhamos que protegê-los a qualquer custo. Apesar disso, você sabe quais atitudes efetivas vão ajudar a acabar com a poluição dos oceanos? 

A fim de responder essa pergunta, no artigo de hoje listaremos algumas atitudes que você pode adotar para fazer sua parte na preservação dos oceanos. Confira! 

Evite os materiais descartáveis

Os materiais descartáveis são um dos principais vilões dos oceanos. O descarte irregular de resíduos plásticos, hoje, representa cerca de 80% dos materiais encontrados nos oceanos, sobretudo sacolas e garrafas, de acordo com um estudo publicado na revista Nature Sustainability.

A ideia de restringir o uso de descartáveis é justamente conter a chegada desse resíduo nas águas marinhas, de modo a dar uma chance aos oceanos de se recuperarem, ao mesmo tempo em que facilita o processo de limpeza das águas. 

Separar o lixo

Hábitos que você deve abandonar para ajudar a preservar o meio ambiente

Agora que se sabe os impactos dos produtos descartáveis nos oceanos, fica ainda mais fácil identificar a importância de separar o lixo corretamente, evitando, assim, que seu destino seja o meio ambiente, nesse caso, os oceanos.  

Portanto,sempre que possível, deposite seu lixo no local mais adequada, especialmente se houver coleta seletiva. 

Quanto mais resíduos forem destinados de forma correta, menos lixo chegará aos oceanos, contribuindo para evitar a poluição dos oceanos. 

Diminua as emissões de carbono

É muito importante também diminuirmos a quantidade de carbono que despejamos na atmosfera. Portanto, recomenda-se, sempre que for viável, trocar o carro/moto pela bicicleta, ou até mesmo começar a andar a pé. 

Dessa forma, fazemos nossa parte para tentar conter o aquecimento global, que afeta tanto os oceanos de todo o mundo. 

É importante dizer que, ainda que possa parecer bem pouco perto do problema global, fazermos nossa parte para contribuir com o aquecimento global ajuda a termos uma consciência mais leve, de que estamos fazendo nossa parte. 

Não jogar lixo em lugares inadequados

O lixo que jogamos em locais inadequados afetam, sem dúvida, os oceanos. Desde bitucas de cigarro a copos plásticos, fato é que o lixo polui demais as águas marinhas.  

Então, por mais óbvio que possa parecer, é essencial não jogarmos lixo em lugares inadequados, especialmente diretamente na natureza. 

Essa é uma atitude efetiva que vai contribuir positivamente para acabar (ou pelo menos diminuir) com a poluição dos oceanos.

Poluição dos oceanos: unindo-nos, conseguiremos conter esse problema 

Agora que sabe algumas dicas para acabar com a poluição dos oceanos, fica mais fácil colaborar com o meio ambiente e ajudar na preservação do ecossistema marinho.

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulhos para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

.

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin