Atitudes que podem contribuir para a preservação dos oceanos

Saiba de que maneira você pode contribuir para a preservação dos oceanos

Existe uma frase muito conhecida e que, de fato, sintetiza perfeitamente nossos atuais problemas ambientais: “só depende de nós mesmo para mudarmos o mundo”. Tenha em mente que estamos vivendo um momento delicado quando falamos dos danos ambientais que causamos, principalmente a um dos ecossistemas mais afetados do planeta, os oceanos. 

Por esse motivo, termos consciência das nossas atitudes e hábitos é fundamental para começarmos a criar um estilo de vida que possa contribuir para a preservação dos oceanos.

Tendo isso em mente, listamos algumas atitudes que qualquer pessoa pode tomar para contribuir efetivamente com os oceanos, de modo a evitar sua destruição gradativa. 

Diminua o consumo de plásticos

Um dos maiores vilões, se não o maior, dos oceanos são os plásticos. Infelizmente, com o consumo desse material cada vez maior – devido seu baixo custo de produção-, seu descarte irregular tem como destino final os oceanos. 

O principal motivo para que os plásticos sejam tão nocivos aos oceanos, e quaisquer outros ecossistemas, tem relação com seu tempo de decomposição. 

Atitudes que podem contribuir para a preservação dos oceanos

Estima-se que os plásticos demorem mais de 400 anos para serem decompostos na natureza. Isto é, um plástico jogado no mar no século passado pode estar até hoje no oceano. 

Pelo fato de ficarem tanto tempo à deriva nos oceanos, naturalmente os plásticos acabam sendo ingeridos por animais, direta ou indiretamente.

Qualquer ser vivo marinho, ao ingerir plástico, provavelmente irá morrer, já que nenhum organismo tem capacidade de absorvê-lo.

Caso um animal se alimente do ser vivo que ingeriu o plástico, poderá também ingerir o o material, criando uma cadeia de problemas ambientais sem qualquer solução à vista. 

Por esses motivos, a única maneira de evitar mais danos aos oceanos é diminuindo o consumo de plásticos, a fim de tentar amenizar a quantidade de plásticos de despejamos nas águas. 

Toneladas e mais toneladas de plásticos são despejados nos oceanos anualmente. Se pudermos, portanto, diminuir essa quantidade, podemos ganhar mais tempo para recuperar as águas poluídas. 

De que maneira posso diminuir o consumo de plásticos?

Uma das maneiras de diminuir o consumo de plástico é evitando usar sacolas de mercado, optando por produtos recicláveis e reutilizáveis (deixando de lado garrafas plásticas).

Por exemplo, em vez de comprar uma garrafa d’água, opte por uma garrafa reutilizável, como os squeezes.

Tenha em mente que medidas como essas criam hábitos mais sustentáveis, que ajudam, consequentemente, a preservar os oceanos e toda sua biodiversidade. 

Cuide das praias

Boa parte do lixo encontrado nos oceanos vem diretamente das praias. Ou seja, as pessoas que jogam lixo diretamente na água ou nos arredores da praia são responsáveis diretas pela poluição nos oceanos

Por isso, JAMAIS jogue lixo nas praias e nas águas. Guarde sempre o lixo que gerar e o elimine da forma mais apropriada. 

Se possível, recolha o lixo das praias e ajude a eliminar a sujeira nas praias que causam tantos problemas aos oceanos. Um simples latinha de refrigerante tirada da areia já ajuda bastante a preservar os oceanos.

Apoie organizações que lutam para a preservação dos oceanos

É sempre muito importante ajudar quem luta diariamente por questões ambientais. Então, caso conheça alguma instituição que contribua para a preservação dos oceanos, como a Máfia do Mergulho, dê apoio. 

Esse suporte pode ser feito através de ajuda financeira, consumo de produtos da organização e até mesmo através de divulgação do projeto. 

Preservação dos oceanos: faça sua parte

Portanto, agora que sabe como contribuir para a preservação dos oceanos, fica mais fácil criar um estilo de vida mais sustentável.

Para ler mais artigos como este, acompanhe, então, nosso blog. Até a próxima!

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin