Aumento do nível do mar pode mudar cidades no Brasil e no mundo

Saiba sobre como o aumento do nível do mar é capaz de mudar cidades no Brasil e no mundo

O aumento da temperatura no mundo gera inúmeros problemas, entre os quais está a elevação do nível do mar, que ameaça inúmeras regiões do planeta. 

Mas, a questão que fica é: de que forma o aumento do nível da água do mar afetará diferentes locais?

Em busca dessa resposta, uma pesquisa conduzida pelo Climate Central, uma organização sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos, em parceria com a Universidade Princeton e o Instituto Potsdam de Pesquisa de Impacto do Clima, na Alemanha, revelou informações muito importantes.

O trabalho, que foi publicado na revista científica Environmental Research Letters, identificou quais as regiões do mundo que podem sofrer inundações jamais vistas, se as medidas para combater as mudanças climáticas não forem colocadas em prática o quanto antes pelos países.

Entenda mais sobre o estudo

De acordo com os resultados obtidos, estima-se que centenas de áreas costeiras, que abrigam atualmente mais de 1 bilhão de pessoas, estão sob risco grave de se tornarem inabitáveis. 

Portanto, é preciso que as autoridades, governos e empresas de todo o mundo se unam em prol da redução dos gases do efeito estufa, a fim de diminuir, consequentemente, as possibilidades de um aumento problemático do nível do mar. 

Atualmente, de acordo com o aumento da temperatura global nas próximas décadas, podemos encontrar uma diferença considerável no que pode acontecer nas regiões analisadas. 

Por exemplo, se ocorrer uma elevação de até 3°C nas próximas décadas (em comparação com a média pré-industrial), o risco de danos é praticamente o dobro do que seria observado numa subida um menor, entre 1,5°C e 2°C.

Esse aumento de 1,5°C aconteceria em um cenário extremamente otimista, se diminuíssemos aos poucos a emissão de gases do efeito estufa, até alcançarmos zero emissões em 2050. 

Levando em consideração os esforços globais atuais para bater essa meta, com certeza não é tão improvável imaginar um cenário bem perigoso, de um aumento de até 3°C. 

Efeitos do aumento da temperatura no Brasil

Previsão de como ficaria Salvador

O Brasil, claro, está também sujeito ao aumento no nível do mar, o que pode comprometer inúmeras cidades costeiras. 

Entre os principais locais, podemos destacar Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre e Rio de Janeiro. 

A capital da Bahia, por exemplo, com um aumento de 1,5°C, já teria que lidar com o avanço da água sobre parte do centro e outros bairros da Cidade Baixa. Com uma elevação da temperatura de 3°C, a situação seria ainda pior, aumentando o alcance da inundação, chegando até a área onde fica o Mercado Modelo até a frente do Elevador Lacerda.

O mesmo vale para as outras cidades citadas, ou seja, com aumento de 1,5°C a água já avançaria para as ruas e orlas e, com um aumento de 3°C, a água do mar alcançaria regiões habitadas e movimentadas, tornando o local inabitável. 

Gostou do artigo sobre o aumento do nível do mar no Brasil e no mundo? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. 

.

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin