Como ajudar os animais marinhos?

Saiba como você pode ajudar os animais marinhos e contribuir com a preservação dos oceanos

Os oceanos e toda sua biodiversidade, incluindo a fauna marinha, estão em constante perigo devido à forma como exploramos e poluímos o maior ecossistema do mundo.Com o perigo iminente, uma pergunta recorrente vem à tona: como ajudar os animais marinhos? 

Essa é uma pergunta muito importante, especialmente porque através dela é possível entender quais medidas podem ajudar na conservação das espécies marinhas, desde pequenos crustáceos até grandes mamíferos, aves e muitos outros animais. 

Começaremos este artigo listando, então, quais poluentes e resíduos são os mais encontrados nos oceanos e praias, a fim de mostrar alguns dos itens que você deveria diminuir o consumo e/ou dar um destino adequado. 

  1. Filtros de cigarro;
  2. Tampas de garrafa pet;
  3. Canudos;
  4. Garrafas plásticas;
  5. Canudos plásticos
  6. Embalagens plásticas;
  7. Copos e pratos plásticos;
  8. Garrafas de vidro;
  9. Isopor;
  10. Talheres plásticos. 

Baseando-se nessa lista, podemos perceber que os descartáveis plásticos aparecem entre os itens que mais poluem os oceanos e, consequentemente, comprometem as mais diversas espécies do oceano. 

Portanto, visando ajudar os animais marinhos, é importante diminuir o consumo desses itens, optando por opções reutilizáveis e mais responsáveis do ponto de vista ambiental. 

Quanto aos demais itens listados, objetivando salvar os animais, é importante dar um fim mais responsável, evitando jogá-los em vias públicas, nas praias, em rios e outros locais onde o lixo pode chegar até os oceanos. 

A primeira dica é, então, dar um destino adequado ao lixo e optar por opções que agridem menos a natureza. Uma simples atitude como essa faz toda a diferença ao salvar uma espécie. 

Consuma pescados e frutos do mar com responsabilidade

A pesca desenfreada é responsável pela destruição dos oceanos, principalmente porque em muitos casos é feita sem qualquer restrição e utilizando métodos muito destrutivos. 

Tenha em mente que a pesca sem responsabilidade ambiental é capaz de dizimar ecossistemas marinhos inteiros e toda sua biodiversidade. 

A pesca de arrasto, por exemplo, é conhecida por acabar com o fundo dos oceanos, destruindo tudo em seu caminho e levando às redes tudo o que ver pela frente. 

Como resultado, muitos animais que sequer são consumidos acabam morrendo e sendo retirados do seu habitat, criando um desequilíbrio ambiental no local, comprometendo muitas outras espécies. 

Por isso, é importante consumir pescados e frutos do mar com responsabilidade. Isto é, as pessoas devem buscar saber como o peixe que compram ou pedem no restaurante foi pescado, de maneira a escolher uma opção mais responsável no aspecto ambiental. 

Por exemplo, a recomendação é dar preferência para peixes provenientes de pesca artesanal ou espécies criadas em sistema de aquicultura, tais como as tilápias. Dessa forma, você tem a certeza que seu alimento não é fruto da exploração marinha. 

Outra dica é preferir, por exemplo, atuns e sardinhas que são comercializados com selos de certificação, como o Friend of the Sea. 

Medidas como essas ajudam a salvar os animais marinhos e garantir a manutenção das espécies nos oceanos. 

Apoiar ONG’s e organizações que lutam pelos animais marinhos 

Comumente as pessoas de modo geral não têm condições de lutar efetivamente  e diretamente pela vida dos animais marinhos

Contudo, existem organizações, ONG’s e instituições que são importantes nesse sentido. Por esse motivo, oferecer suporte a esse tipo de trabalho é fundamental, uma vez que eles são responsáveis muitas vezes por colocar a “mão na massa”. 

Esse “suporte” pode vir de diferentes maneiras, desde a divulgação do trabalho, passando pela compra de um item licenciado até a ajuda financeira direta. 

O importante é dar voz às instituições que lutam pelos animais marinhos. Um exemplo é a própria Máfia do Mergulho, que luta pela preservação dos corais, fim da caça dos golfinhos, limpeza das praias e ilhas, entre outras ações. 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin