Como funciona a limpeza de mares? Veja iniciativas

Entender como funciona a limpeza de mares engloba uma série de ações. Afinal, há diversas ONGs no mundo preocupadas com o bem-estar dos oceanos. Além disso, cada prática busca conscientizar populações dentro de suas realidades. Assim, ressaltam a importância dos cuidados com a natureza para as gerações presentes e futuras.

Atualmente, o maior vilão dos oceanos é o plástico. Ao todo, acredita-se que são depositados cerca de 8 milhões de toneladas de lixo plástico a cada ano. Em vista disso, as ações de limpeza têm ganhado cada vez mais notoriedade. No post de hoje, iremos entender um pouco sobre como funciona a limpeza de mares e ver iniciativas de destaque.

Entendendo como funciona a limpeza de mares

Entender como funciona a limpeza de mares é uma das formas de entender sobre sustentabilidade. Isso porque, além de retirar todo o lixo dos mares, essas ações dão um destino adequado a eles. Assim, lixos recicláveis são reaproveitados e o restante é enviado aos aterros.

Além da limpeza de praias, morros e costões, também é dada atenção ao fundo dos mares e lagoas. Assim, há voluntários de todas as espécies auxiliando o trabalho. E, entre eles, mergulhadores que auxiliam na retirada do lixo. Sobretudo, dos resíduos de pesca que acabam ferindo animais marinhos.

Em razão da amplitude destas ações, há a Semana Internacional de Limpeza dos Rios e Mares. Ela ocorre no período de 15 a 24 de setembro, coletando resíduos e destinando-os ao local correto. Também há um manual online, organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), para auxiliar estas práticas.

Ações de limpeza ao redor do mundo

Pensando em tudo o que falamos, há diversas ONGs e instituições que se dispõem a reverter a poluição dos mares. Sendo assim, abaixo separamos algumas das ações de limpeza mais notáveis nos últimos tempos. Confira a seguir:

ONG The Ocean Cleanup

Em outubro do ano passado, a ONG The Ocean Cleanup iniciou operações que prometem limpar até 50% do lixo plástico dos oceanos. Essa ação acontece no Oceano Pacífico e tem previsão para acontecer nos próximos cinco anos. Porém, o que chama mais atenção nisso tudo é o sistema inovador criado.

Esta ONG é a criadora de bóias de alta tecnologia, com a função de acumular o lixo em uma costa artificial. Assim, os rejeitos podem ser removidos posteriormente. E, o mais interessante é que elas dispensam o uso de máquinas. Ou seja, apenas a força do vento é o motor de toda a invenção. Muito bacana, não? Saiba mais sobre o projeto aqui.

Como funciona a limpeza de mares? Veja iniciativas

Ocean Conservancy

A ONG Conservação dos Oceanos (traduzida para o português) é uma iniciativa que visa limpar praias, rios e mares. Mas, muito mais do que isso, também lançou um aplicativo de grande ajuda. Ele se chama CleanSwell e tem como função captar o lixo coletado para compartilhar com amigos e família. E, ainda auxilia na captação de informações relevantes para cientistas da área.

Assim, o aplicativo pode calcular a distância que foi limpa, o peso da quantidade de lixo retirada das praias e criar soluções. Além disso, visa conscientizar sobre como funciona a limpeza de mares, ensinando sobre o impacto que isso causa. Neste link, você também pode entender mais sobre esse projeto.

Gostou de tudo o que leu até aqui? Então não deixe de nos contar o que achou em nossos comentários! Para continuar recebendo dicas e novidades sobre preservar o meio ambiente, basta acompanhar nossas postagens aqui no blog.

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin