Saber como instruir crianças sobre o lixo é um passo importante para conscientizar as pessoas que vivem em sua casa. Afinal, assim como outras tarefas domésticas, é dever de todos ter ações que beneficiem o meio ambiente. Assim, as crianças tem um papel fundamental nessa missão.

Porém, nem sempre os pais sabem como começar a instruí-los sobre o assunto. E está tudo bem, pois no começo pode parecer uma tarefa difícil. Mas não se preocupe, pois no post de hoje iremos mostrar como instruir crianças sobre o lixo em sua casa! Vem conferir todas as dicas que preparamos aqui no blog.

Por que eu devo saber como instruir crianças sobre o lixo

Fazer com que crianças tenham consciência ecológica é algo fundamental. E esse processo deve ser iniciado cedo. Assim, é de grande importância saber como instruir crianças sobre o lixo e seu impacto na natureza. Com isso, crescerão conscientes e responsáveis por suas ações.

As ações de conscientização podem começar pequenas. Ensinar a elas que o lixo tem um lugar adequado, por exemplo, já é um grande avanço. E com o tempo, começarão a entender sobre a preservação do meio ambiente. Assim, criarão uma preocupação ainda maior com as ações das pessoas à sua volta.

Ter a iniciativa de como instruir crianças sobre o lixo é uma função tanto dos pais quanto das escolas. E aliando essas duas formas de aprendizagem é possível desenvolver excelentes práticas. Pode-se desenvolver, por exemplo, rotinas de reciclagem e de compostagem. Abaixo, separamos algumas dessas iniciativas para você.

Como instruir crianças sobre o lixo?

O que posso fazer para ensiná-las?

Não restam dúvidas que preservar o meio ambiente por meio da produção de lixo é essencial. Porém, nem sempre sabemos como começar isso dentro de casa. A seguir, o blog da Máfia do Mergulho separou boas ideias para como instruir crianças sobre o lixo. Continue lendo com a gente:

Aprendendo sobre a reciclagem

Ensinar sobre os processos da reciclagem é uma excelente primeira lição para conscientizá-los sobre o lixo. Com isso, se pode ensinar sobre a duração dos diferentes materiais na natureza. E assim é possível desenvolver um consumo mais consciente para os pequenos. 

Uma das práticas mais divertidas para como instruir crianças sobre o lixo com a reciclagem é criando brinquedos. Sim, isso mesmo! Recolha materiais que seriam descartados no lixo comum e mostre à elas como pode ser divertido reciclar. Também é legal ensiná-las sobre a separação de cada tipo de lixo nesse processo.

Incentivando a evitar o desperdício

Outra dica muito boa para como instruir crianças sobre o lixo é por meio do desperdício. Assim, pode-se ensinar a elas valores importantes como o de não desperdiçar comida. Dessa forma também pode ensiná-las sobre a importância dos alimentos, de onde eles vêm e como alguns carecem desse bem essencial.

Por fim, você também pode reaproveitar os restos de comida para mostrá-las a compostagem. Com isso poderão criar fertilizantes naturais para o seu jardim ou horta. E ainda incentivar o consumo mais saudável e livre de agrotóxicos, com alimentos totalmente naturais. Bacana, não é?

Gostou de tudo o que leu até aqui? Então não deixe de nos contar o que achou em nossos comentários! Para continuar recebendo dicas e novidades sobre a preservação do meio ambiente, acompanhe as postagens aqui no blog.

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin