Entenda de que maneira o petróleo afeta os recifes de corais

O petróleo é um tipo de óleo que, quando entra em contato com os oceanos, causa uma série de problemas ambientais, incluindo os recifes de corais, que estão cada vez mais ameaçados. 

O óleo causa inúmeros impactos à biodiversidade dos oceanos, comprometendo diversos seres vivos, sobretudo os recifes de corais, que são frutos de um processo longo e gradativo da natureza. 

Afinal, tenha em mente que os recifes de coral são formados pelo acúmulo de animais marinhos e de certas algas, processo este que leva muito tempo. Portanto, à medida que os destruímos, não serão repostos na natureza com rapidez. 

Então, quando entra em contato com os recifes de corais, o petróleo causa inúmeros impactos, os quais abordaremos ao longo deste artigo.

Contudo, antes de mais nada,vamos conhecer mais sobre os recifes de corais e sua importância para o ecossistema marinho. 

O que são recifes de corais e qual sua importância?

Contrariando a ideia de que são rochas ou pedras, os recifes de corais são, na verdade, formações produzidas por um animal marinho conhecido de forma genérica por coral. 

Como o petróleo impacta os recifes de corais?

O coral é adaptado para viver em colônias e é capaz de produzir um esqueleto formado de carbonato de cálcio em sua volta durante toda a sua vida, dando forma aos conhecidos recifes de corais. 

Uma vez que estes animais morrem, novos surgem e dão origem a mais esqueletos, aumentando a quantidade de corais no ambiente. 

Além dos corais, saiba que outros organismos podem fazer parte da formação dos recifes através da produção de esqueleto calcário, como, por exemplo, as algas marinhas.

Quanto à importância, os recifes de corais são parte de um ecossistema único dentro dos oceanos, lar para inúmeras espécies e biodiversidade – mais de 4.000 espécies de peixes são sustentadas por recifes de corais. 

Essa diversidade também é importante para os seres humanos, que exploram de diferentes formas os recifes, seja através da pesca ou do turismo. 

Além disso, os recifes de corais são importantes e fundamentais pois protegem a costa da ação do mar e são tidos como fonte de matéria-prima para a criação tanto de medicamentos como de cosméticos.

Petróleo e os recifes de corais: conheça os impactos

Os recifes de corais são considerados importantes bioindicadores da qualidade da água. Isso se deve ao fato de que só são capazes de sobreviver em águas limpas e claras, sendo sensitivos a quaisquer perturbações do ambiente. 

Logo, uma vez que há vazamento de petróleo, os corais sentem imediatamente os impactos do óleo.

Para biólogos especializados, a contaminação por petróleo provoca a contaminação pela sedimentação e também a contaminação quando eles ainda são larvas e nadam na superfície do mar. Ou seja, a poluição afeta os corais em todas as suas etapas de vida. 

Infelizmente, os corais, como mencionamos, são animais sensíveis e, portanto, são afetados a curto prazo, Como resultado, esses seres vivos ficam com sérios problemas para respirar e se alimentar. 

A médio/longo prazo, os corais podem ter a reprodução comprometida, culminando na morte de recifes inteiros, afetando, também, os seres vivos que dependem deles para sobreviver.

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin