Saiba o que você pode fazer para evitar a escassez de água
A água é um dos bens mais valiosos do planeta, uma vez que praticamente todos os seres vivos dependem dela para sobreviver. Por isso, cuidar dela é a melhor forma de cuidar de nós mesmos. Contudo, apesar de sua importância, um problema vem se tornando cada vez mais grave: a escassez de água.
A escassez de água é um problema que está ligado à falta de manejo adequado e uso sustentável dos recursos naturais. Esse processo, a longo prazo, causa impactos significativos, que podem resultar em crises hídricas severas, como aconteceu no Brasil, São Paulo, recentemente, onde foi adotado o rodízio no fornecimento de água para a população, visando diminuir o consumo e evitar a seca.

Para termos ideia da gravidade da escassez de água, dados da Organização das Nações Unidas (ONU) evidenciam que 2,2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso à água potável.
No século XX, o consumo de água aumentou em 6 vezes. Não à toa, a previsão é de que em 2025 o problema da escassez de água chegue a 52 países, alcançando até 3,5 bilhões de pessoas.
Esses dados só comprovam a importância de hábitos mais sustentáveis, já que a água é um bem vital para nossa sobrevivência.
Pensando nisso, listaremos algumas dicas valiosas para evitar uma crise de escassez de água severa nos próximos anos.
NÃO lave calçadas e veículos sem necessidade
O ato de lavar calçadas e veículos na porta de casa é muito comum no Brasil. Contudo, esses hábitos são extremamente prejudiciais, já que água potável é desperdiçada e interfere diretamente no nível das represas.
Tenha em mente que uma pessoa fazendo esse tipo de coisa não interfere muito, não é mesmo? Agora, imagine milhões de pessoas lavando calçadas e veículos sem necessidade? Sem dúvida o impacto é grande. Por esse motivo, evite lavar sem necessidade e busque soluções mais sustentáveis.
No caso da limpeza de calçadas, experimente reutilizar água da máquina de lavar, entre outras opções.
Já para lavar os veículos, opte por lava-rápidos que reaproveitam a água ou que possuam outros métodos sustentáveis.
Tome banhos mais curtos
Os banhos diários são fundamentais para manter nossa higiene, sendo, portanto, essenciais em nossas rotinas.
Contudo, banhos de dez a quinze minutos são mais que suficientes para nos limparmos, tornando-se supérfluo os banhos longos, de quase uma hora.
Se todos diminuíssem o tempo do banho, sem dúvida alguma teríamos mais água à disposição, evitando novamente crises de escassez de água.
Escovar os dentes com a torneira aberta
Medidas simples também são ótimas para ajudar na preservação da água. Por isso, um ato simples, como escovar os dentes, pode fazer toda a diferença.
Então, lembre-se de desligar a torneira enquanto escova os dentes. Sem dúvida, a longo prazo, a quantidade de água economizada será gigantesca.
Evite jogar lixo em local inadequado e recicle se possível
O lixo que produzimos e descartamos é, sim, uma maneira de contribuir com a escassez da água. Isso porque os resíduos são capazes de acabar com importantes recursos hídricos, como rios, lagos, lençóis freáticos e muito mais.
Por isso, jamais descarte seu lixo em locais inapropriados; comece também a reciclá-lo, se for possível, pois essa é uma maneira de diminuir a quantidade de lixo.