Aprenda como salvar os oceanos e a importância dessa atitude

Os oceanos são conhecidos como o maior e mais diverso ecossistema do planeta, inclusive com regiões desconhecidas que sequer foram exploradas. Logo, preservá-los significa salvar nosso planeta e, por consequência, nós mesmos. Tendo isso em mente, ao longo deste artigo abordaremos um tema extremamente importante: como salvar os oceanos. 

Salvar os oceanos é fundamental, sobretudo porque trata-se de um ecossistema essencial para a manutenção da vida em todo o planeta. 

Afinal, saiba que os oceanos são responsáveis por regular o clima e absorver parte do CO2 que produzimos, de maneira a reduzir as consequência do aquecimento global e efeito estufa. Além disso, os mares nos fornecem alimento e movimentam uma indústria na qual milhões de pessoas dependem para sobreviver. 

Por esses e muitos outros motivos é que precisamos entender como salvar os oceanos e sua biodiversidade

Então, confira agora de que maneira podemos evitar o colapso do maior ecossistema do planeta. 

Diminuir a produção de plástico e investir na sua reciclagem

Diminuir a produção e o consequente descarte irregular do plástico é um dos pilares para evitar a destruição dos oceanos. 

Isso porque o plástico é um material extremamente nocivo à saúde dos oceanos, principalmente porque demora mais de 400 anos para ser decomposto por completo. 

Durante o processo de decomposição, inclusive, o plástico pode ser ingerido por animais e poluir diversos habitats, dizimando sistematicamente a fauna e flora dos oceanos, como peixes, recifes, aves, mamíferos, tartarugas, golfinhos, baleias, tubarões, corais e muito mais. 

salvar os oceanos

Sempre importante mencionar que o plástico ainda pode gerar os microplásticos, que são pequenas partículas de plástico que se desgrudam do material em decomposição. Como consequência, acabam sendo ingeridos por outros animais, desde plânctons e peixes até os seres humanos, que estão no topo da cadeia alimentar. 

Todo esse ciclo danoso gerado pelo plástico acaba com os oceanos. Por isso, a primeira coisa que temos que fazer é diminuir a produção e consumo de plástico.

Nesse caso, qualquer medida faz a diferença, como apoiar empresas com responsabilidade socioambiental, evitar consumo de descartáveis no dia a dia, optar por produtos reutilizáveis e jamais jogar plástico na rua, parques, rios, lagos e oceanos. 

Por fim, é importante reciclar sempre que possível o plástico, jogando-o no local adequado para que tenha um fim sustentável, que não gere impactos negativos. 

Diminuir a exploração marinha

Diminuir a exploração marinha é também um saída para salvar os oceanos. Afinal, diariamente consumimos riquezas naturais dos mares que infelizmente impactam negativamente no ecossistema. 

Para evitar a exploração dos oceanos, é possível diminuir o consumo de pescado e frutos do mar oriundos de uma pesca não sustentável, não comprar produtos de origem marinha (colares, acessórios e utensílios) e não jogar lixo nas praias. 

Fazer a sua parte e diminuir esse tipo de exploração da vida marinha é fundamental para evitar que os oceanos morram. 

Aprender como salvar os oceanos nunca foi tão fácil 

Agora que conhece algumas das formas mais eficientes de como salvar os oceanos, fica mais fácil fazer sua parte e evitar que nosso maior ecossistema acabe. 

Para ler mais artigos como este, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho. Até a próxima! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin