Como se formam as ilhas de plástico no oceano?

Conheça mais sobre as ilhas de plástico e saiba como elas se formam nos oceanos

Os oceanos são ecossistemas gigantescos, que cobrem mais de 70% do planeta. Pelo fato de suas dimensões serem enormes, alguns problemas ambientais estão fora do “olho humano”, mas existem e causam sérios impactos, como é o caso das ilhas de plástico.

As ilhas de plástico consistem em bolsões de lixo no mar, que são formadas, em sua maioria, por pequenas partículas de plástico transportadas pelos ventos e correntes oceânicas, que concentram o lixo em pontos, de certa forma, fixos.

Mas, você saberia dizer como se formam as ilhas de plásticos nos oceanos?

A fim de responder essa e outras questões, no artigo de hoje falaremos tudo sobre as ilhas de plásticos. 

O que são as ilhas de plásticos e como se formam?

As ilhas de plásticos se originam quando os resíduos flutuantes entram nas correntes marinhas rotativas.

Como se formam as ilhas de plástico no oceano?

À medida que o lixo entra nessas correntes, eventualmente chega a um determinado ponto do oceano, onde esses detritos marinhos ficam aprisionados nos giros oceânicos, acumulando o lixo de forma a criar, assim, as ilhas de lixo. 

Atualmente, existem cinco grandes ilhas de plástico, cuja origem está ligada às mais de seis décadas de descargas de lixo nos oceanos, procedentes, principalmente, da terra firme e do tráfego marítimo. 

Quantidade de lixo nos oceanos

A maior parte do lixo encontrado nos oceanos é antropogênico, ou seja, de natureza humana. 

Estima-se que, anualmente, até 8 milhões de toneladas métricas de plásticos cheguem aos oceanos, seja de fontes terrestres ou pelo escoamento dos rios globais.

Não à toa, segundo relatório feito em 2016 pelo Fórum Econômico Mundial, até 2050 a expectativa é que a massa de lixo marinho seja igual ou maior do que a massa de peixes em todo o oceano. 

Essa projeção está ligada ao fato de que, só nos últimos 20 anos, o uso mundial de plástico aumentou 20 vezes. Além disso, estima-se também que essa taxa deve dobrar nas próximas décadas.

Maior ilha de plástico do oceano

A Grande Ilha de Lixo do Pacífico, localizada na parte norte do Oceano Pacífico, é o maior bolsão de lixo do mundo. 

Algumas pesquisas apontam que a ilha de lixo do Pacífico cubra uma área de 1,6 milhões de quilômetros quadrados. Contudo, estimar o real tamanho dessa bolsão de lixo é um desafio, sobretudo porque os detritos estão bem espalhados. Ou seja, podemos até mesmo estar falando de uma ilha de lixo ainda maior. 

Tenha em mente que, além da Ilha de Lixo do Pacífico, estima-se que existam outras ilhas de lixo espalhadas pela Terra, principalmente por conta da quantidade de lixo lançados aos oceanos os quais, cedo ou tarde, acabam se concentrando em determinadas pontos pelo movimento das cinco maiores correntes oceânicas.

Impactos das ilhas de plástico

As ilhas de lixo causam uma série de problemas aos oceanos, entre os quais podemos destacar os impactos na vida marinha. 

Tenha em mente que o plástico das ilhas de lixo envenenam, mutilam e matam diversas espécies marinhas, desde peixes e mamíferos até aves e pequenos crustáceos. 

Além disso, os plásticos liberam microplásticos à medida que entram em decomposição, o que também afetam a vida marinha negativamente. Porém, há um agravante: os microplásticos acabam afetando também nós humanos. 

Conforme nós consumimos animais contaminados com microplásticos, acabamos, por consequência, consumindo esse tipo de resíduo, afetando nossa própria saúde e bem-estar. 

Gostou de conhecer mais sobre como se formam as ilhas de plástico no oceano e outras curiosidades? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin