Aprender a como separar o lixo corretamente é um passo importante para reduzir o impacto ao meio ambiente. Além disso, é a forma mais eficiente de dar o destino correto ao lixo de sua casa. Afinal, assim é possível decidir o que irá para reciclagem, incineração ou outro meio que seja adequado.

Pouco tempo dedicado à separação do lixo orgânico e reciclável já faz uma grande diferença. Também pode ajudar na economia de energia, água e espaço nos aterros de lixões. Por isso, no post de hoje iremos dar dicas de como separar o lixo corretamente em sua casa.

Primeiros passos para separar o lixo corretamente

Para saber como separar o lixo corretamente, é necessário atenção para quais materiais são descartados. Em resumo o lixo é dividido entre resíduos orgânicos, recicláveis e não-recicláveis perigosos ou sem perigo. Sendo assim, é importante saber o que fazer com cada um deles.

Vamos começar falando sobre o lixo orgânico. Depois de não ter mais utilidade, o destino mais adequado para ele é conhecido como compostagem. Isso quer dizer que os restos de alimentos, por exemplo, poderão ser usados novamente. E isso acontece pois são transformados em adubo orgânico.

Já os materiais que são considerados recicláveis podem voltar à indústria. Isso inclui materiais como plástico, vidro, metal, entre outros que darão origem a novos produtos. Por fim, os não-recicláveis que não se encaixam nas definições que citamos tem outro destino. Estes serão enviados para aterros sanitários ou, se forem perigosos, terão outro destino específico.

Como separar o lixo corretamente? Confira dicas

Por que devemos separá-lo?

Dos resíduos coletados no Brasil entre os anos de 2018 e 2019, apenas 59,5% receberam um destino adequado. Em contrapartida, 40,5% do lixo foi despejado em aterros a céu aberto por mais de 3 mil municípios. Estes são dados foram coletados em uma análise do Panorama dos Resíduos Sólidos no país.

Isso apenas demonstra a verdadeira importância de saber como separar o lixo corretamente. Com ela, podemos evitar que o lixo tenha um destino inadequado. Assim, também se evita uma série de complicações que o lixo pode nos causar. Afinal, o lixo pode influenciar inclusive o clima de um país.

Aprender a como separar o lixo corretamente possibilita a reutilização de materiais. Além disso, faz com que possamos acrescentar valor ao material. Também é possível dar uma qualidade de vida melhor aos catadores e classificadores de materiais recicláveis. E se pode aumentar o tempo de vida dos aterros sanitários.

Mas, o mais importante nisso tudo, é permitir uma qualidade de vida melhor para todos. E junto disso, também preservar o meio ambiente, poupando-o da exposição ao lixo que apenas o prejudica. Afinal, preocupar-se em saber como separar o lixo corretamente é algo essencial para o planeta e para as gerações que ainda virão.

Gostou de tudo o que leu até aqui? Então não deixe de nos contar o que achou do conteúdo em nossos comentários! Para continuar recebendo dicas e novidades sobre a preservação do meio ambiente, acompanhe o nosso blog.

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin