Conheça as cidades que podem ser engolidas pelo oceano

Aumento no nível do mar previsto para as próximas décadas pode “engolir” diversas cidades 

O aquecimento global é um problema que afeta o mundo todo, causando sérios impactos no meio ambiente que, consequentemente, afeta nós enquanto seres humanos/sociedade. Prova disso é que algumas cidades correm sério risco para serem engolidas pelo oceano, devido ao aumento do nível do mar. 

Além de desastres naturais causados como tempestades e ciclones, o aquecimento global oriundo da falta de cuidado com o meio ambiente contribui para o derretimento das geleiras que acarreta, assim, no aumento do nível do mar. 

Como consequência, presenciaremos o avanço das águas nas regiões costeiras, afetando, dessa forma, as cidades litorâneas. 

Saiba quais cidades correm risco de sumirem com o aumento do nível dos oceanos

Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o aumento da temperatura no mundo afeta partes do mundo de maneiras diferentes, mas as projeções são igualmente alarmantes. 

Até o final do século, espera-se que a temperatura global da Terra deva subir cerca de 2°C, o que resultaria em cerca de meio metro de elevação dos oceanos. 

Com isso, claro, alguns países, sobretudo os mais pobres, devem sofrer com problemas de inundação e, caso não haja mudanças efetivas no combate aos problemas climáticos, muitos deles possivelmente nem existirão no futuro. 

Confira agora alguns dos locais que podem simplesmente desaparecer com o aumento do nível dos oceanos.

Ilhas Maldivas

Conheça as cidades que podem ser engolidas pelo oceano

Pelo fato de que cerca de 80% de toda a extensão das Ilhas Maldivas estar a menos de um metro acima do nível do mar, sendo considerado um dos terrenos mais baixos do mundo, naturalmente todo o território dessa região corre perigo de submergir. 

Não à toa, dados do IPCC alertam para a possibilidade do paraíso se tornar inabitável já em 2050.

Santa Catarina, Brasil

Conheça as cidades que podem ser engolidas pelo oceano

O avanço das águas marinhas ao longo da costa brasileira é comprovado. 

Isso porque um estudo realizado pela revista científica Nature Communications mostrou que até 2050, o litoral da cidade de Joinville, em Santa Catarina, pode desaparecer à medida que o oceano invade as regiões litorâneas. 

Veneza, Itália

Conheça as cidades que podem ser engolidas pelo oceano

Veneza é uma das mais charmosas cidades do planeta. Contudo, apesar da beleza, desde 2019 a cidade italiana voltou a sofrer com frequentes inundações. 

Antes comum durante o outono e o inverno, agora o problema não tem mais estação definida, o que é alarmante. Por conta disso, estima-se que o nível do mar na cidade costeira tenha avançado cerca de 20 centímetros apenas no último século.

Portanto, a expectativa é que nas próximas décadas a cidade corra o risco de se tornar inabitável. 

Península de Yucatán, México

Conheça as cidades que podem ser engolidas pelo oceano

De acordo com uma projeção feita pelo Climate Central, a Península de Yucatán corre o risco de estar completamente debaixo d’água, tudo isso em menos de 80 anos. 

Com isso, destinos como Cancún, Tulum e até Cozumel podem ficar inabitáveis por conta do aquecimento global. 

O território de Seychelles

Conheça as cidades que podem ser engolidas pelo oceano

O território de Seychelles é composto por inúmeras ilhas, que também já sofreram com as consequências do aquecimento global. Prova disso são os muros de contenção instalados em meio a paisagem paradisíaca do local. 

Assim como Balneário Camboriú, no Brasil, as praias de Seychelles estão perdendo cada vez mais suas faixas de areia, espremendo seus centros comerciais diante do avanço da água.

Gostou de conhecer quais cidades podem ser engolidas pelo oceano? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

.

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin