Entenda mais sobre o aumento das inundações costeiras no mundo e como podem afetar a economia 

As enchentes da maré alta já são bastante comuns em diversas regiões do planeta, sobretudo em muitas cidades nas costas do Atlântico e do Golfo dos Estados Unidos. Segundo dados obtidos pela NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional), um total de mais de 600 dessas inundações foram registradas em 2019. 

Contudo, a expectativa é que, a partir de meados da década de 2030, o alinhamento da elevação do nível do mar com um ciclo lunar fará com que cidades costeiras em todo os EUA comecem um período de crescimento significativo nos números de inundações.

Esse relato é oriundo de um estudo que leva em consideração todas as causas oceânicas e astronômicas conhecidas para inundações.

Essa pesquisa ressalta também que as marés altas excederão os limites de inundação conhecidos em todo o país. Isto é, espera-se que os moradores das cidades enfrentem enchentes a cada um ou dois dias, sobretudo por conta da atração gravitacional e a resposta correspondente do oceano.

Entenda o aumento nas inundações costeiras

As áreas baixas perto do nível do mar estão cada vez mais em risco e sofrendo devido ao aumento das inundações, e, infelizmente, a tendência é piorar. 

Conheça o estudo que projeta o aumento nas inundações costeiras

Para o administrador da NASA Bill Nelson, a combinação da atração gravitacional da Lua, o aumento do nível do mar e as mudanças climáticas continuarão a aumentar as inundações costeiras em todo o litoral, no mundo todo. 

Para ajudar a entender as inundações costeiras, a equipe de mudança do nível do mar da NASA fornece informações cruciais para que seja possível planejar, proteger e prevenir danos ao meio ambiente e aos meios de subsistência das pessoas afetadas pelas enchentes.  

Problemas na inundações

Apesar de as inundações costeiras não terem impactos tão negativos quanto as ondas causadas por tempestades e furacões, é importante não menosprezá-las. 

Isso porque, se houver 10 ou 15 vezes inundações por mês, muitos negócios e comércio locais não poderão trabalhar adequadamente, comprometendo a economia local, tornando-se, assim, um problema de gestão pública.

Oceanos: um ecossistema em perigo

As inundações costeiras recorrentes são apenas um dos inúmeros problemas causados pela exploração dos oceanos. 

Tais adversidades têm como origem, na maioria das vezes, a forma como usufruímos sem responsabilidade ambiental dos bens naturais dos mares, desde a pesca descontrolada até a extração de petróleo.  

Além disso, o fato de utilizarmos os oceanos como um grande depósito para descarte de lixo, sem dúvida, é um agravante e tanto. 

Como consequência de tudo isso, alinhado a outros fatores, podemos observar mudanças ambientais, como é o caso das inundações costeiras mais recorrentes e abrangentes. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin