Conheça os animais marinhos brasileiros

Os oceanos que banham o Brasil são ricos em biodiversidade e abrigam espécies únicas. Apesar de ser um tema pouco abordado, estima-se que nossas costas tenham mais de 10 mil diferentes animais, seres vivos belos e que chamam a atenção de todos. 

Se perguntarmos alguns exemplos de animais marinhos que vivem na costa brasileira, você saberia responder? Provavelmente não, certo?

Pensando em tudo isso, no artigo de hoje listaremos alguns dos animais que vivem nas águas marinhas brasileiras, de modo a divulgar a riqueza ambiental que habita nossas águas. Confira! 

1) Agulhões

 Conheça os animais marinhos brasileiros

O agulhão é um peixe de escamas, de corpo alongado e comprido, bico longo e cilíndrico, em forma de agulha.

Popularmente conhecido como peixe espada, os agulhões são bastante comuns no Brasil. Em território brasileiro, é possível encontrar o Agulhão-de-vela e o Agulhão-negro.

Como característica, os agulhões se alimentam de peixes oceânicos e costeiros, lulas, moluscos, crustáceos e zooplâncton. No que se refere à reprodução, ela ocorre o ano todo, com picos no Verão. As fêmeas chegam a liberar cerca de 5 milhões de ovos pelágicos a cada vez, em até dois ciclos por ano.

2) Atuns 

O atum é, também, um peixe famoso que pode ser encontrado no Brasil. Entre as espécies vistas nas costas brasileiras, está a albacora laje (Thunnus albacares), uma das principais espécies de atuns capturadas no Atlântico tropical. 

Para a frota atuneira brasileira que opera no Atlântico oeste tropical, esta espécie é um dos principais recursos pesqueiros explorados.

É possível, também, encontrar no Brasil o bonito-listrado, considerado uma das cinco espécies mais importantes na produção pesqueira mundial

3) Tubarões

 Conheça os animais marinhos brasileiros

Os tubarões, claro, não poderiam faltar nesta lista, já que estamos falando de um dos animais mais tradicionais dos oceanos. 

Das cerca de 380 espécies de tubarão no mundo, estima-se que 80 foram identificadas no litoral brasileiro. Segundo pesquisadores, 12 dessas espécies têm registro de incidentes com humanos. Em território brasileiro, os casos mais frequentes de ataques acontecem em Pernambuco, no Nordeste.

O Brasil, inclusive, é moradia dos grandes e temidos tubarões branco, por exemplo, apesar de ser uma espécie mais rara. 

Além do poderoso tubarão branco, o Brasil é habitat de inúmeras outras espécies, como tubarão azul, tubarão toninha, tubarão martelo, tubarão mangona, tubarão galha-preta, tubarão tigre, tubarão cabeça-chata, entre outras.

4) Golfinhos

Os belos e simpáticos golfinhos também são vistos em nossas costas, deixando o oceano ainda mais cheio de vida e beleza. 

 Conheça os animais marinhos brasileiros

No Brasil, eles são vistos em diversos locais, como no Arquipélago de Fernando de Noronha, localizado no Estado de Pernambuco, considerado um dos lugares mais bonitos e preservados do Brasil. 

Com uma grande concentração dos mamíferos, a Baía dos Golfinhos é o melhor lugar para ver os animais de perto.

Entre as espécies mais vistas, podemos destacar: golfinho comum, golfinho de risso, boto cinza, boto da tainha, golfinho pintado do atlântico.

5) Baleias

 Conheça os animais marinhos brasileiros

O Brasil é, também, visitado pelas baleias, com inúmeras espécies belas, imponentes e famosas. 

Por exemplo, a baleia-jubarte e a baleia-franca estão entre as duas espécies mais comuns de serem vistas no Brasil. Contudo, podemos encontrar outras baleias na costa brasileira, como a baleia-fin, baleia-sei, baleia-de-bryde e até mesmo a famosa e gigante baleia-azul.

As orcas também podem ser vistas no Brasil, com registros de ocorrências no litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo até a Paraíba.

Existem diversos locais para avistar esses gigantes marinhos, como em Abrolhos (BA), Praia do Forte (BA), Vitória (ES) e na Rota da Baleia Franca (SC).

Gostou de conhecer alguns dos animais marinhos vistos em território brasileiro? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin