Saiba como o meio ambiente é impactado pelo CO2

Hoje em dia, um dos problemas ambientais mais graves está relacionado aos impactos do CO2, um dos gases mais danosos ao planeta e um dos responsáveis pelo efeito estufa que acomete o planeta. 

O dióxido de carbono (CO2) é um composto químico constituído por dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono. 

Paradoxalmente, à medida que o dióxido de carbono é essencial à vida no planeta, é tido também como um gás com efeitos devastadores caso seja liberado em excesso. 

Isto é, trata-se de um dos compostos fundamentais na composição dos organismos, tornando-o indispensável para a vida no planeta, ainda que tenha efeitos ruins em situações específicas, como quando é liberado em excesso.

Impactos do CO2 no meio ambiente

O CO2 é um elemento estocado na atmosfera, nos oceanos, solos, entre outros ambientes Portanto, quando liberamos quantidades acima do normal desse tipo de gás na atmosfera, os primeiros impactos ambientais começam a ser sentidos. 

Os maiores problemas estão principalmente ligados ao CO2 nos oceanos. Isso se deve ao fato de que os oceanos são responsáveis por absorver boa parte desse gás, principalmente pelas algas marinhas. 

Conheça os impactos do CO2 no meio ambiente

Logo, conforme libera-se mais CO2 na atmosfera, mais os oceanos absorvem, culminando em efeitos drásticos. 

O primeiro deles está relacionado ao clima. É fato que os oceanos são responsáveis por regular o clima mundial. Entretanto, essa absorção de CO2 em excesso vem comprometendo essa capacidade, o que acaba refletindo em climas mais irregulares. 

Outro efeito, e esse grave para os oceanos, tem relação com a acidificação e aquecimento dos oceanos. 

Sim, os oceanos estão se tornando mais ácidos e quentes, isso porque a quantidade de C02 absorvido é acima do normal. Como reflexo, grandes habitats e diversas espécies marinhas são afetadas. 

Os recifes de corais, por exemplo, são extremamente sensíveis à acidificação, o que pode resultar na morte desse que é um dos habitats mais ricos em biodiversidade. 

Inclusive, com o fim dos recifes de corais, as espécies que dependem deles para sobreviver ficariam comprometidas. 

Outro reflexo da acidificação e aquecimento da água está no derretimento das geleiras, que são lares para inúmeras espécies, como ursos polares, focas, pinguins e muitas outras aves.

Sem as geleiras, essas espécies perdem seu habitat, seu local de descanso, de procriação. Então, sem dúvida, os impactos são significativos para o meio ambiente e sua biodiversidade. 

Todos esses impactos do CO2 no meio ambiente, portanto, causam mudanças significativas, o que nos faz refletir: como diminuir a quantidade de gás carbônico liberado na atmosfera? 

A resposta está em hábitos mais sustentáveis, que diminuem a liberação desse e outros gases que favorecem o efeito estufa. 

Gostou do artigo? Então, leia no blog da Máfia do Mergulho mais conteúdo como este. Até a próxima!

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin