Conheça os principais problemas ambientais nos mares e oceanos

Saiba quais são os problemas ambientais nos oceanos mais comuns e seus impactos

Os problemas ambientais no mares e oceanos causam uma série de impactos negativos ao maior ecossistema do planeta e toda sua biodiversidade. Consequentemente, nós seres humanos também somos afetados, ao passo que somos os responsáveis por tais problemas e, mesmo assim, não fazemos quase nada para amenizá-los –  um verdadeiro paradoxo, não é mesmo?  

Mas, antes de falarmos sobre formas de preservação e hábitos sustentáveis, é primordial conhecermos quais são os problemas ambientais que comprometem os oceanos e os mares, de modo a facilitar o entendimento do assunto e elaborar soluções eficientes.

Saber quais são os principais problemas é, portanto, a melhor forma de descobrirmos suas causas, a fim de propor maneiras adequadas para lidar com eles. 

Confira, então, alguns dos problemas ambientais mais comuns nos mares e oceanos. 

Excesso de lixo nos oceanos (principalmente o plástico)

Um dos problemas mais comuns nos oceanos é a quantidade assustadora de lixo que chega às suas águas todos os dias. 

Conheça os principais problemas ambientais nos mares e oceanos

Anualmente, para termos ideia, cerca de oito toneladas de plástico são despejados nos oceanos. 

Essa quantidade de resíduo causa uma série de problemas, como intoxicação, já que o plástico ao entrar em estado de decomposição pode soltar substâncias tóxicas não naturais que podem afetar o crescimento e o desenvolvimento de animais marinhos, bem como intoxicar humanos, conforme consomem animais contaminados.

Além disso, o plástico em si pode mutilar e matar animais marinhos como peixes, aves e mamíferos quando é ingerido por engano. 

Sobrepesca

A sobrepesca é um problema grave nos oceanos, principalmente porque muitas espécies estão vendo sua população caírem drasticamente devido a esse hábito danoso.

Esse tipo de problema ambiental acontece quando a quantidade de peixes retirados da água é maior do que a natureza pode repor naturalmente. 

Acidificação da águas

A acidificação da água do mar acontece porque os oceanos absorvem parte do CO2 na atmosfera. 

Saiba que esse processo é natural e fundamental para o planeta. Contudo, à medida que liberamos mais CO2, mais é absorvido pelos oceanos. Logo, a água do mar acaba se acidificando, comprometendo diversos ecossistemas, como recifes de coral, por exemplo. 

Aumento da temperatura da água

O aumento da temperatura dos mares é causador de alterações significativas de ecossistemas marinhos, tendo consequências significativas e, às vezes, mortais a muitas espécies.

O aquecimento, por exemplo, é responsável por alterar rotas migratórias (o que acaba provocando desequilíbrios nas cadeias alimentares). 

Assim como a acidificação, o aquecimento da água afeta o recife de coral. Os impactos são tão grandes que um aumento de 0,5ºC nas águas dos recifes de coral seria capaz de provocar sua morte. 

Além de afetar diretamente os recifes de coral, o aquecimento da água impacta espécies que os utilizam como “maternidades” e zonas de abrigo.

Inclusive, a maioria das espécies que dependem dos recifes de coral para sobreviver são usadas na alimentação humana.

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin