Curiosidades sobre os oceanos que você provavelmente não sabia

Confira algumas curiosidades sobre os oceanos que você precisa saber

Os oceanos compõem aproximadamente 71% da superfície da Terra, com uma área de 361 milhões de quilômetros quadrados, tornando-se o maior ecossistema do mundo. Essa é apenas uma das inúmeras curiosidades a respeito dos oceanos que você irá descobrir neste post. 

Saiba que ao longo deste artigo falaremos mais sobre os oceanos e suas principais curiosidades, de modo a ajudá-los a entender a importância deste ecossistema para a Terra. 

Então, confira alguns dos fatos e informações mais curiosas sobre os imponentes e gigantescos oceanos. 

Os oceanos amenizam os efeitos do aquecimento global

Sim, os oceanos são ecossistemas importantes para o planeta principalmente porque é capaz de absorver parte do CO2 da atmosfera, diminuindo, assim, os efeitos dos gases estufa na atmosfera. 

Contudo, à medida que liberamos mais e mais CO2 na atmosfera, mais os oceanos absorvem. Isso faz com que os oceanos tenham uma sobrecarga de CO2, culminando na acidificação das águas. 

Esse processo é muito danoso, já que compromete a fauna e flora dos oceanos conforme a temperatura da água aumenta gradativamente com o passar dos anos e décadas. 

Os oceanos abrigam a maior biodiversidade do planeta

Os oceanos compõem o ecossistema com maior biodiversidade do planeta todo. Isso porque podemos encontrar neles milhares e milhares de espécies de animais, plantas e outros tipos de seres-vivos. 

Além de tudo isso, devido ao tamanho e profundidade dos oceanos, estima-se que existam ainda muitas outras espécies que ainda não foram catalogadas – das águas mais profundas, 95% permanecem inexploradas. 

Portanto, por esses motivos os oceanos abrigam a maior variedade de espécies e seres-vivos do mundo. 

Os oceanos regulam o clima

Os oceanos são capazes de regular o clima de todo o planeta, uma vez que ele é responsável por não apenas absorver CO2 da atmosfera, como também produzir oxigênio. 

O que nos leva à próxima curiosidade…

Os oceanos são os maiores produtores de oxigênio

Exatamente, os oceanos produzem a maior parte do oxigênio do planeta Terra. 

Diferentemente da ideia popular de que a Amazônia é o pulmão do mundo, na verdade os vastos e imponentes oceanos são responsáveis por gerar a maior parte do oxigênio do mundo. 

Esse processo acontece através das algas marinhas, que ao absorverem o CO2, liberam oxigênio. Por conta do tamanho dos oceanos, a quantidade de oxigênio liberada é proporcional às suas dimensões. 

Nos oceanos são descartados a maior quantidade de lixo do mundo

Atualmente, estima-se que nos oceanos, todos os dias, 6 bilhões de quilos de lixo são jogados nas águas. 

O principal poluente é o plástico, sobretudo o oriundo de descartáveis, que pode ser visto em grandes quantidades. Esse tipo de material chega aos oceanos de diferentes formas, como através do descarte direto nos oceanos pela indústria pesqueira, da sujeira de praias, da poluição de rios que, eventualmente, chegam aos oceanos e muito mais. 

Os oceanos têm a maior população de patos de borracha

Sim, é exatamente isso o que você leu. Por conta de um acidente em 1992, uma carga com 29 mil patos de borracha foi perdida no mar. 

Como resultado, podemos encontrar até os dias de hoje patinhos em diferentes partes dos oceanos.

Os seres-humanos não suportam a pressão do fundo dos oceanos

Os oceanos são um mistério principalmente porque pouco conhecemos a respeito das suas profundezas. 

Isso porque no ponto mais fundo do oceano, a pressão da água equivaleria ao peso de 50 aviões jumbo em cima de um ser humano. 

Por conta disso, os seres humanos não têm acesso ao fundo dos oceanos. Somente alguns equipamentos e submarinos são capazes de chegar a essas regiões, ainda que com limitações de tempo, iluminação e mobilidade.

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin