Derretimento da Groenlândia: conheça mais sobre

Entenda mais sobre o derretimento da Groenlândia e seus impactos no planeta

O aquecimento global é um fenômeno real que bate às nossas portas, causando uma série de problemas ao planeta, entre eles o derretimento da Groenlândia, que gera uma série de impactos negativos no meio ambiente- a tendência, inclusive, é de aumento nesses problemas.  

Um estudo publicado e divulgado no site americano de notícias científicas Phys.org aponta um elevado risco de enchentes em todo o mundo por conta do derretimento das calotas de gelo. 

Para termos ideia, os 3,5 trilhões de toneladas do manto de gelo da Groenlândia que derreteram nos últimos 10 anos elevaram o nível dos oceanos em um centímetro. Se continuar o processo de derretimento, espera-se que essa camada possa contribuir com um aumento de até 23 cm no nível do mar até 2100.

De acordo com o que foi divulgado no site de notícias, o gelo que cobre o topo da ilha que pertence à Dinamarca contém água congelada suficiente para aumentar o nível dos oceanos em incríveis seis metros.

Entenda mais sobre o derretimento das geleiras

A pesquisa recém-publicada é a primeira a usar dados de satélite para detectar o derretimento da camada de gelo da Groenlândia, o que representa um grande avanço para entender melhor como ocorre esse processo. 

Entre os resultados obtidos pelo estudo, os pesquisadores alertam que o escoamento da água de degelo aumentou 21% em 40 anos. 

Derretimento da Groenlândia: conheça mais sobre

Vale ressaltar ainda que, segundo dados fornecidos pela Agência Espacial Europeia, a ilha já perdeu 3,5 trilhões de toneladas de gelo desde 2011, produzindo água suficiente para elevar os oceanos, colocando em risco comunidades costeiras de todo o mundo que ficam mais expostas às inundações.

Apesar de já termos muitas informações, ainda é difícil prever quanto o derretimento da Groenlândia pode contribuir para o aumento do nível do mar, uma vez que os cientistas também precisam levar em consideração a potencial elevação causada pelo derretimento de outras geleiras.

Contudo, se o aquecimento global não for controlado, sem dúvida alguma o derretimento da Groenlândia seguirá evoluindo, culminando em consequências devastadoras. 

Impactos do derretimento da Groenlândia

O derretimento da Groenlândia gera inúmeros impactos, começando pelo já citado aumento no nível do mar. 

Saiba que a elevação do nível dos oceanos afeta comunidades e cidades costeiras, que podem ficar debaixo d’água e, dessa forma, se tornar impossível habitar essas regiões.

Um eventual aumento no nível dos oceanos também iria expor contaminantes enterrados.  Além disso, o solo mais salgado poderia comprometer plantações e causar danos aos ecossistemas costeiros como restingas, manguezais e a maior parte do remanescente da mata atlântica, podendo estressar e provocar migrações da fauna silvestre. 

Gostou do artigo sobre o derretimento da Groenlândia? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin