Entenda os motivos para o desaparecimento dos tubarões dos oceanos e sua consequência

Uma coisa é certa: a vida marinha está sendo constantemente afetada pelas ações do ser humano. Se falarmos sobre os hábitos mais danosos, podemos destacar principalmente a sobrepesca e a caça ilegal, ambos com impactos significativos à natureza. Entre os reflexos dessas ações, o desaparecimento dos tubarões dos oceanos chama a atenção. 

Isso porque estima-se que a sobrepesca global é responsável pelo desaparecimento de mais de 70% de algumas espécies de tubarões e raias. Como consequência, podemos observar um enorme “buraco” na vida dos oceanos, cujas consequências ainda não podem ser totalmente compreendidas e analisadas. 

Antes de falarmos das consequências, porém, precisamos compreender melhor as causas do desaparecimento dos tubarões. 

Causas para o desaparecimento dos tubarões dos oceanos

Desaparecimento dos tubarões dos oceanos: entenda as causas e consequências

A pesca é, claro, a principal causa para o sumiço dos tubarões das águas marinhas. O motivo da busca por esses animais está ligada às suas barbatanas, que são muito valorizadas na culinária.  

Como consequência, foi possível observar que em 60 anos a população caiu 98%, deixando inúmeras espécies de tubarões à beira da extinção. 

Para alguns estudiosos do tema, trata-se de um declínio mais acentuado do que o da maioria dos grandes mamíferos terrestres, sendo muito semelhante ao da baleia azul.

Consequências do desaparecimento dos tubarões

A sobrepesca e a caça ilegal em si já são atitudes extremamente danosas às espécies. Um dos fatores, porém, que mais agravam a situação é a recuperação lenta dos tubarões. 

Os tubarões são espécies particularmente vulneráveis, por conta da forma como crescem lentamente e se reproduzem pouco.

Em outras palavras, tira-se mais dos oceanos do que ele pode repor. Isso gera um consequente desequilíbrio ecológico que explica o desaparecimento dos tubarões dos oceanos. 

Tenha em mente que quaisquer habitats vivem sob um delicado equilíbrio ecológico entre espécies. Portanto, qualquer alteração na biodiversidade pode gerar graves consequências, inclusive a outras formas de vida. 

Então, a caça afeta não apenas os tubarões, como também a vida de outros animais, principalmente porque estamos falando de um predador importante, que é responsável pelo controle populacional.

Por exemplo, poderemos observar, eventualmente, super populações de animais que seriam predados pelos tubarões, espécies estas que, por consequência, podem alterar os habitats onde vivem.

Afinal, sem os tubarões, haverá uma quantidade elevada de presas sem seu predador, o que poderá sobrecarregar diversos ecossistemas, como recifes de corais. 

Por fim, saiba que os tubarões também são presas de outros animais, como as orcas. Logo, seu desaparecimento afeta diretamente essas espécies também.

Ainda não há dados e materiais suficientes para precisar os impactos do desaparecimento dos tubarões nos oceanos, entretanto, uma coisa é certa: o meio ambiente sente demais os efeitos do desequilíbrio ambiental. 

A solução para esse problema é aplicar regras de proteção, de modo a evitar o colapso e extinção da espécie.

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin