Dia Mundial da Meteorologia: a celebração do oceano, tempo e clima

Saiba mais sobre a importância do Dia Mundial da Meteorologia e seu papel na preservação do planeta

Apesar de todos os problemas ambientais que a humanidade está lidando, e deverá ainda lidar nas próximas décadas, no dia 23 de março celebra-se uma data especial: o Dia Mundial da Meteorologia.

A meteorologia, como muitos podem imaginar, vai muito além de “simples” previsões do tempo. Isto é, estamos falando de uma área que estuda, analisa e divulga importantes informações acerca dos fenômenos atmosféricos e climáticos mundiais. 

O Dia Mundial da Meteorologia coincide com o aniversário da Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada a assuntos de meteorologia, clima, hidrologia e meio ambiente.

A cada ano é escolhido um tema associado a questões de tempo, clima ou recursos hídricos, realizando, assim,  atividades em todo o mundo para a sociedade em geral

Em 2021, a ONU e a OMM definiram que as celebrações desta data especial estão direcionadas para o tema “Oceano, Clima e Tempo”. O intuito é ratificar a importância e a relação desses três pilares para um mundo mais saudável e longevo. 

Por que é importante celebrar o Dia Mundial da Meteorologia?

Proteção do oceano: a importância para o clima, a pesca e a biodiversidade

O Dia Mundial da Meteorologia é uma data que pode, e deve, ser utilizada como conscientização a respeito das condições e mudanças climáticas em que nosso planeta se encontra. 

De acordo com o Secretário Geral da ONU, António Guterres, “as mudanças climáticas estão perturbando o equilíbrio entre ar e mar; tais mudanças prejudicam ecossistemas marinhos, afetando centenas de milhões de pessoas; cidades costeiras e pequenas nações insulares estão ameaçadas”. 

Portanto, o dia 23 de março é uma data que deve ser utilizada como ferramenta para conscientizar o planeta sobre os impactos causados pelas mudanças climáticas.

E quais os impactos causados pelas mudanças climáticas?

Segundo o secretário-geral da ONU, as mudanças climáticas prejudicam os ecossistemas marinhos, reduzindo a capacidade do oceano de sustentar as centenas de milhões de pessoas que dependem dele.  

E não para por aí, pois infelizmente há outros problemas atrelados às mudanças no clima mundial, tal como o aumento do nível do mar, acelerado pelo derretimento das geleiras e calotas polares, que representa uma ameaça para as cidades costeiras.

Ou seja, os oceanos e o clima estão intrinsecamente ligados, pois alterações em um meio afetam o outro, com impactos gradativos e cada vez mais severos ao planeta.

Como cuidar dos oceanos?

Para António Guterres, é extremamente importante o papel da pesquisa científica e da melhor observação dos oceanos, pois ambas ampliam a compreensão das mudanças que estão ocorrendo. 

Afinal, uma coisa é certa: somente entendendo e protegendo o planeta é possível garantir um futuro sustentável para a humanidade.  

Quanto ao nosso papel, é preciso que todos nós, enquanto sociedade, pessoa jurídica ou pessoa física, entendamos a importância do oceano, tempo e clima, de modo a preservá-los

E de que maneira podemos fazer isso? Pode-se começar adotando métodos mais sustentáveis e responsáveis do ponto de vista ambiental até cobrar empresas, instituições e governos por mais responsabilidade no trato com o meio ambiente. 

Tenha sempre em mente que toda e qualquer ajuda é válida em um momento onde devemos proteger os oceanos, o tempo e o clima.

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este!

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin