Saiba mais sobre o Dia Mundial dos Oceanos e a importância desse ecossistema para o mundo

No dia 8 de junho é comemorado, todos os anos, o Dia Mundial dos Oceanos, uma data criada em 1992 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento no Rio de Janeiro, que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008.

Essa data comemorativa tem como intuito alertar pessoas, empresas e autoridades em todo o planeta a respeito da importância dos oceanos para o mundo como um todo. 

Ou seja, não se trata de uma data comemorativa, mas, sim, de um dia para lembrarmos de preservar aquele que é o maior e mais importante ecossistema do mundo. 

Entendendo a importância dos oceanos

Os oceanos são conhecidos pela sua função primordial na manutenção da vida na Terra. Afinal, por se tratar de um ecossistema que cobre 71% da superfície do planeta, naturalmente possui uma importância à altura de sua dimensão. 

Proteção do oceano: a importância para o clima, a pesca e a biodiversidade

Entre as principais funções dos oceanos, podemos destacar sua elevadíssima capacidade de absorver CO2, amenizando, assim, os efeitos do aquecimento global, que seriam devastadores sem os mares. E não para por aí, pois indo de encontro ao que muitos dizem, o verdadeiro “pulmão do planeta” são os oceanos, pois são a maior fonte de oxigênio do mundo.

Vale ressaltar ainda que os oceanos, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), através da pesca e a aquicultura, garantem a subsistência de 10 a 12% da população mundial. Além disso, quase 200 milhões de pessoas dependem no mundo dependem dos recifes de corais para protegê-los de tempestades e ondas.

Mesmo sendo importantes, continuamos destruindo os oceanos

Apesar de toda a importância dos oceanos, infelizmente não há qualquer sinal de que estamos cuidando deles da maneira adequada. 

Três principais problemas tomam conta do mais importante ecossistema do mundo: aquecimento global, poluição e sobrepesca.

Devido aos nossos hábitos e métodos invasivos do ponto de vista ambiental, estamos esgotando totalmente os oceanos e sua capacidade de regeneração. Esse processo, claro, não é algo recente, mas que vem de décadas e mais décadas atrás. 

O resultado é que, somente agora, estamos começando a presenciar os efeitos de anos de exploração. Podemos, por exemplo, listar a extinção de espécies marinhas, o aquecimento e a acidificação da água marinha, o aumento no nível do mar, o derretimento de geleiras e as mudanças climáticas como problemas cada vez mais presentes e graves. 

E qual a solução para salvar os oceanos?

A melhor alternativa para salvar os oceanos é conscientizar as pessoas acerca de sua importância, e especialmente mudar alguns hábitos que colaboram com a destruição das águas marinhas. 

Para saber como ajudar a preservar os oceanos, confira este artigo feito sob medida para quem deseja fazer a diferença!

Gostou deste conteúdo? Então, siga a Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!  

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin