Dicas para produzir menos lixo em casa

As dicas para produzir menos lixo são um dos primeiros passos para uma vida mais sustentável. Afinal, há ações muito simples que podemos ter no dia a dia para produzir menos resíduos. E com isso podemos ajudar a diminuir o impacto destes resíduos no meio ambiente depois.

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cada brasileiro produz 383 kg de lixo por ano. E destes a maioria tem destinos inadequados, como os lixões. Sendo assim, no post de hoje iremos dar dicas para produzir menos lixo em sua casa!

Diminua o uso de sacolas plásticas

Quando for ao mercado, uma dica de ouro é levar sua própria sacola retornável. Afinal, ao fazermos compras com sacolas plásticas, acabamos juntando uma quantidade muito maior do que precisamos. Por isso temos o dever de reduzir este uso, a fim de evitar os impactos no ambiente.

No caso das sacolas plásticas, vale destiná-las apenas para produtos de limpeza. Assim, eles não se misturam com os alimentos perecíveis, por exemplo. E quando chegar em casa, elas podem ser utilizadas como sacos de lixo. Ou ainda podem servir para o transporte de algum outro material.

Transforme seu lixo de pia em adubo

Ao cozinhar, sempre acabam sobrando restos de comida e de cascas na pia. Mas elas podem sim ser reutilizadas! Uma das dicas para produzir menos lixo mais valiosas é destiná-las para a produção de adubo. Isso leva o nome de “compostagem” e pode ser de grande ajuda para as plantas e jardins de sua casa. Vale a pena pesquisar sobre!

Dicas para produzir menos lixo em casa

Repense o seu consumo de embalagens

Atualmente, há inúmeras embalagens que trabalham com o sistema de refil. Isso serve para água, refrigerante, sucos e cervejas, gerando uma produção de lixo bem menor. Outra opção muito bacana é a compra de produtos a granel, ou em embalagens soltas. Essa é uma alternativa que acontece para temperos, grãos e cereais.

Além disso, é importante estar atento aos selos das embalagens que você consome. Há produtos que em sua embalagem constam como reciclados. Ou também o selo FSC, sinalizando que o papel foi retirado de fontes reflorestadas. Ainda, há o selo Fair Trade, indicando que aquele produto foi vendido a um preço justo de mercado. 

Aprenda receitas que diminuam o desperdício!

Essa é uma das dicas para produzir menos lixo mais criativas que você poderá desenvolver! Afinal, é o momento de criar receitas com tudo aquilo que você pensou não ter mais utilidade. E isso inclui as partes inutilizadas de legumes, frutas e verduras, como por exemplo a casca. 

Mas uma observação importante aqui é ter atenção para o consumo consciente. Isso significa não comprar mais do que você pode consumir. Até porque não estamos falando apenas de comida. Mas tudo o que envolve esse processo como o gasto de energia, de gás de cozinha, transporte e tudo o mais!

Com essas dicas, acredito que você está preparado para produzir menos lixo aí na sua casa! Assim, podemos reduzir o impacto dele na natureza, destinando menos resíduos aos aterros e lixões do mundo. 

Gostou de tudo o que leu até aqui? Então não deixe de nos contar o que achou em nossos comentários! Para continuar recebendo dicas e novidades sobre preservação do meio ambiente, acompanhe os nossos posts aqui no blog.

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin