Saiba de que maneira os oceanos influenciam o clima mundial

Os oceanos são extremamente complexos, sobretudo por conta da sua enorme biodiversidade e importância para o planeta. Entre as principais funções do maior ecossistema do mundo, a regulagem da temperatura está entre as mais essenciais para a vida na Terra. 

Sim, os oceanos são capazes de equilibrar a temperatura da Terra, funcionando como um ponto de equilíbrio ambiental. Logo, quaisquer alterações nas águas marinhas podem afetar diretamente o clima mundial. 

Como os oceanos regulam o clima do planeta?

Os oceanos regulam o clima mundial. Isso é fato. Mas como esse processo é feito? A resposta está no fitoplâncton.

As algas microscópicas e flutuantes (chamadas de fitoplâncton) sugam dióxido de carbono do ar durante todo o seu crescimento, de modo a manter esse tipo de gás nas profundezas.

Entenda a relação entre os oceanos e o clima mundial

Os animais que se alimentam do fitoplâncton, como os krills, à medida que são consumidos por outros animais, como peixes e baleias, mantêm esse carbono pela cadeia alimentar até que um desses seres-vivos morra e vá para as profundezas do oceano. 

Por consequência, com menos C02 na atmosfera, o planeta consegue regular de maneira eficiente o clima do planeta. 

Para termos ideia da importância dos oceanos na regulagem do clima, tenha em mente que bilhões de toneladas de CO2 são absorvidas todos os anos em todo o mundo. Inclusive, de acordo com cientistas, mais de 90% do excesso de calor produzido pelos gases de efeito estufa são absorvidos pelos oceanos.  

Percebe agora como que, se esse carbono fosse lançado na atmosfera, estaríamos vivendo em um planeta ainda mais quente? Por isso os oceanos são tão importantes na regulagem do clima mundial. 

Os oceanos e os impactos da absorção de CO2

Ao passo que os oceanos são importantes por absorverem boa parte de CO2 da atmosfera e, assim, regularem o clima; eles também sofrem as consequências dos nossos hábitos insustentáveis. 

Afinal, atualmente lançamos mais e mais toneladas de CO2 na atmosfera, o que naturalmente sobrecarrega os oceanos. Consequentemente, a água tem se tornado mais ácida, iniciando um processo conhecido como acidificação da água. 

A acidificação da água marinha impacta diretamente diversas espécies de plantas e animais que dependem delas para sobreviverem. Além disso, esse processo é responsável também pelo derretimento das grandes geleiras. 

Oceanos e o clima: uma relação importante

Levando tudo isso em consideração, fica claro como é essencial preservarmos os oceanos, à medida que absorvem CO2 e evitam que os efeitos dos gases estufas afetem o clima mundial. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ficar por dentro das novidades.

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin