De acordo com relatório do IPCC, as mudanças climáticas irão aumentar o nível do mar ao ponto que algumas regiões serão inundadas por completo

As mudanças climáticas chegaram e já estão batendo em nossas portas. O que antes era algo distante, agora, parece estar mais próximo do que nunca. Um exemplo disso está ligado ao relatório do IPCC, que afirmou que alguns países podem ser engolidos pelos oceanos. 

As regiões insulares do Pacífico e do Atlântico correm, de fato, o risco de desaparecer por conta das mudanças climáticas, sobretudo devido ao aumento da temperatura no planeta e nos oceanos, que causam o derretimento das geleiras, culminando, assim, no aumento do nível da água marinha. 

O que antes era uma probabilidade, portanto, agora se tornou uma infeliz certeza, de acordo com o último relatório do IPCC.

Para o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o aumento da temperatura global média está afetando os oceanos de diferentes maneiras, desde tempestades e eventos meteorológicos sem ‘importância’ até ciclones tropicais catastróficos e, claro, o aumento no nível do mar, que engolirá países inteiros.

Ratificando o relatório do IPCC, Satyendra Prasad, representante permanente da Organização das Nações Unidas (ONU), afirma que veremos mais salinidade e um aumento do nível do mar, o que significa que lugares como Kiribati, Vanuatu e as Ilhas Salomão se tornarão inabitáveis.

Entenda mais sobre o assunto

As mudanças climáticas oriundas, basicamente, do aquecimento global, causam o aumento da salinidade dos oceanos, super ciclones, secas ou a perda de planícies e países costeiros, por conta do aumento do nível do mar 

Entenda como alguns países podem ser "engolidos" pelos oceanos

Para termos ideia da gravidade, estima-se um aumento de até 2 metros até o final deste século. 

Com isso, lugares como as Ilhas Salomão e Vanuatu e Kiribati (países insulares), serão inabitáveis, à medida que o nível do mar impedirá a vida normal nessas regiões. 

Infelizmente, os impactos não ficam restritos somente aos locais citados. Cidades costeiras de inúmeros países irão enfrentar um aumento considerável no nível do mar, causando diversos problemas, como o fim de praias e a invasão da água em orlas e vias públicas. 

onde os seus vizinhos já vivem apreensivos com o aumento do nível do mar. Isso pode ter um impacto devastador. Antígua e Barbuda, outra das áreas em perigo.

Para o Dr. Nikola Casule, chefe de pesquisa e investigações do Greenpeace Australia Pacific, o Pacífico é – e será- a região mais afetada pelo aumento da temperatura média global acima de 1,5ºC. 

Em suma, as regiões do pacífico são as que correm mais risco de presenciar a invasão da água marinha. 

A solução é combater o aquecimento global

A solução é “simples”: para evitar o aumento no nível do mar é preciso conter o avanço do aquecimento global. Para isso, é primordial investir na diminuição de CO2 na atmosfera, na reciclagem, na limpeza dos oceanos e praias, em hábitos mais sustentáveis, na preservação da vida marinha e muito mais. 

Contudo, como dificilmente mudaremos esse cenário a curto/médio prazo, infelizmente teremos que enfrentar as consequência de tudo isso, inclusive o aumento no nível do mar.

Para ler mais conteúdo como este, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho e veja também todas as novidades envolvendo os oceanos! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin