Como o lixo dos oceanos afeta os seres humanos?

Saiba como o lixo dos oceanos causa impactos em nossas vidas

O lixo que toma conta dos oceanos diariamente impacta o meio ambiente como um todo, desde o ecossistema local, composto pela vida marítima (fauna e flora), até nós seres humanos, que vivemos em terra, teoricamente longe dos mares. 

É sempre importante lembrar que o lixo que jogamos nos oceanos impacta direta e indiretamente os seres humanos, indo de encontro ao pensamento de pessoas que creem que não há com o que se preocupar, uma vez que o oceanos não têm relação com nossas vidas. 

Esse tipo de linha de raciocínio, porém, é extremamente equivocado, já que é comprovado que os oceanos têm, sim, a capacidade de afetar nossas vidas de forma negativa, à medida que os destruímos sistematicamente. 

Principais meios de poluição dos oceanos

Os oceanos são destruídos constantemente por diferentes tipos de resíduos, entre os mais danosos destacam-se os plásticos e os restos de equipamentos de pesca. 

Ambos têm a capacidade de acabar com os oceanos e a vida marítima de diferentes maneiras, mas com um impacto em comum: a morte sistemática da vida nos mares. 

Entenda como o lixo dos oceanos afeta os seres humanos

Isso porque tanto o plástico quanto os equipamentos de pesca, quando descartados nos oceanos, afetam a vida marinha por longos anos e décadas

Para termos uma ideia, o plástico demora cerca de 400 anos para ser decomposto na natureza, o que faz com que seus impactos nos oceanos dure bastante tempo. 

Além disso, muitos equipamentos de pesca são produzidos à base do plástico, o que também reflete em um tempo prolongado de decomposição.

Ou seja, após serem descartados, os resíduos citados ficam por longos períodos agredindo o ecossistema dos oceanos, matando e mutilando animais, corais, entre outros tipos de formas de vida marinha.

De que maneira o lixo dos oceanos reflete em nossas vidas? 

O lixo dos oceanos impacta nossa rotina de diferentes maneiras, sendo a principal delas consumir peixes, frutos do mar e outros tipos de animais contaminados. 

Com o excesso de lixo nos mares, principalmente os plásticos, os animais acabam se tornando vítimas, ingerindo pedaços desse tipo de resíduo, inclusive os conhecidos microplásticos, que possuem até 5mm. 

Tenha em mente que o microplástico passa por toda a cadeia alimentar do oceano, dos plânctons até os frutos do mar, peixes, aves e mamíferos marinhos. 

Logo, como consequência, ao consumi-los, nós humanos também ingerimos os microplásticos, que podem causar diferentes problemas nos seres humanos. Entre os mais graves, podemos mencionar as doenças relacionadas ao sistema endócrino e o câncer. 

Logo, como consequência, ao consumi-los, nós humanos também ingerimos os microplásticos, que podem causar diferentes problemas nos seres humanos. Entre os mais graves, podemos mencionar as doenças relacionadas ao sistema endócrino e o câncer. 

Mais impactos do lixo nos oceanos na vida humana

Engana-se quem pensa que o lixo dos oceanos afeta os seres humanos somente no que diz respeito aos microplásticos. 

Saiba, porém, que a destruição dos oceanos causa uma série de problemas. Um deles é o derretimento das geleiras e as mudanças climáticas drásticas. 

Isso porque, com a morte da vida marinha, os oceanos vão entrar em colapso, culminando com drásticas mudanças de temperatura na água, que acabam por derreter as geleiras – gerando um grande riscos às cidades costeiras. 

Já quanto às mudanças climáticas, saiba que os oceanos são capazes de regular o clima. Portanto, uma vez destruídos e poluídos, perde-se essa capacidade, o que acaba tornando o clima mundial instável e perigoso. 

Por fim, a destruição dos oceanos devido a sua poluição acarreta na perda de renda das pessoas que dependem deles para sobreviver, desde pescadores até o setor de turismo. 

Lixo nos oceanos: um tema mais importantes do que parece

Levando tudo o que foi dito em consideração, fica claro porque é importante preservar os oceanos, sobretudo pelos impactos que sua destruição causariam no ecossistema marinho e na vida humana como um todo. 

Agora que sabe como o lixo dos oceanos afeta os seremos humanos, comece a fazer sua parte e ajude na sua preservação.

Gostou do artigo? Então, acompanhe nosso blog para mais novidades. Até a próxima! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin