Entenda o papel das baleias para os oceanos

Saiba também mais sobre as baleias e como elas contribuem no combate às mudanças climáticas

As baleias estão entre os animais mais imponentes. Seu tamanho colossal as colocam como as maiores espécies de todo o planeta. Ao passo que são gigantescas, as baleias têm uma grande importância para os oceanos, tendo um papel vital inclusive no combate às mudanças climáticas.

Sim, as baleias são animais essenciais para o equilíbrio da vida no planeta, influenciando, inclusive, questões extremamente importantes, tais como as mudanças climáticas.

Por conta de sua importância, ao longo deste artigo falaremos mais sobre o papel das baleias e como elas são vitais para a resolução de problemas climáticos. 

O delicado equilíbrio das baleias 

As baleias, diferentemente do que muitos imaginam, não são uma espécie única e que reúne milhares de indivíduos semelhantes. 

Na verdade, trata-se de um animal dividido em diversas subespécies, com seus respectivos grupos sociais, hábitos e alimentação. 

Entenda o papel das baleias para os oceanos

Por consequência, devido à divisão em subespécies das baleias, naturalmente há um risco maior, justamente porque não há uma grande população, repleta de indivíduos semelhantes, com características e hábitos iguais. 

Isto é, cada subespécie tem um papel único no ecossistema, sendo fundamental para o equilíbrio do ambiente. 

Portanto, expor às baleias as ações destrutivas do ser humano é um risco enorme, uma vez que cada subespécie conta com suas respectivas rotas, locais de alimentação e de reprodução. 

A caça ilegal, que aconteceu de forma desenfreada durante décadas, reflete até hoje, comprometendo o equilíbrio das espécies de baleias e até mesmo dos oceanos. 

A importância das baleias para os oceanos

As baleias cumprem um papel fundamental nos oceanos, pois além de serem animais belos e enormes, são responsáveis por melhorar a qualidade de vida nas águas marinhas. 

Por incrível que pareça, as fezes das baleias funcionam como uma espécie de adubo. Isso porque o cocô desses mamíferos gigantes carrega uma série de nutrientes riquíssimos pelos mares. 

Como resultado, a qualidade da água aumenta, permitindo que outros seres vivam bem e saudáveis, contribuindo para o equilíbrio ecológico do ecossistema.

Logo, podemos tranquilamente afirmar que as baleias ajudam a controlar as mudanças climáticas, sobretudo porque sua presença nos mares dá mais qualidade de vida à água e, por consequência, evita que sua qualidade caia, culminando em problemas como as alterações no clima. 

Obstáculos para as baleias

Além da caça, as baleias ainda precisam sobreviver a diversas outras dificuldades, como a poluição da água. 

E não para por aí, já que além das enormes ilhas de resíduos que estão espalhadas pelos oceanos, as baleias ainda enfrentam o aumento da acidez e temperatura da água. 

Todos esses problemas, claro, modificam os hábitos das baleias e suas subespécies, o que pode resultar na morte de indivíduos e na mudança de hábitos desses seres vivos. 

Podemos, então, presenciar mudanças radicais nas rotas das baleias, de modo que encontrem locais mais adequados e saudáveis para viver. 

Por fim, sem as baleias no ambiente, não há como elas adubarem a água, comprometendo, assim, determinada região dos oceanos. 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin