Saiba também mais sobre as baleias e como elas contribuem no combate às mudanças climáticas
As baleias estão entre os animais mais imponentes. Seu tamanho colossal as colocam como as maiores espécies de todo o planeta. Ao passo que são gigantescas, as baleias têm uma grande importância para os oceanos, tendo um papel vital inclusive no combate às mudanças climáticas.
Sim, as baleias são animais essenciais para o equilíbrio da vida no planeta, influenciando, inclusive, questões extremamente importantes, tais como as mudanças climáticas.
Por conta de sua importância, ao longo deste artigo falaremos mais sobre o papel das baleias e como elas são vitais para a resolução de problemas climáticos.
O delicado equilíbrio das baleias
As baleias, diferentemente do que muitos imaginam, não são uma espécie única e que reúne milhares de indivíduos semelhantes.
Na verdade, trata-se de um animal dividido em diversas subespécies, com seus respectivos grupos sociais, hábitos e alimentação.

Por consequência, devido à divisão em subespécies das baleias, naturalmente há um risco maior, justamente porque não há uma grande população, repleta de indivíduos semelhantes, com características e hábitos iguais.
Isto é, cada subespécie tem um papel único no ecossistema, sendo fundamental para o equilíbrio do ambiente.
Portanto, expor às baleias as ações destrutivas do ser humano é um risco enorme, uma vez que cada subespécie conta com suas respectivas rotas, locais de alimentação e de reprodução.
A caça ilegal, que aconteceu de forma desenfreada durante décadas, reflete até hoje, comprometendo o equilíbrio das espécies de baleias e até mesmo dos oceanos.
A importância das baleias para os oceanos
As baleias cumprem um papel fundamental nos oceanos, pois além de serem animais belos e enormes, são responsáveis por melhorar a qualidade de vida nas águas marinhas.
Por incrível que pareça, as fezes das baleias funcionam como uma espécie de adubo. Isso porque o cocô desses mamíferos gigantes carrega uma série de nutrientes riquíssimos pelos mares.
Como resultado, a qualidade da água aumenta, permitindo que outros seres vivam bem e saudáveis, contribuindo para o equilíbrio ecológico do ecossistema.
Logo, podemos tranquilamente afirmar que as baleias ajudam a controlar as mudanças climáticas, sobretudo porque sua presença nos mares dá mais qualidade de vida à água e, por consequência, evita que sua qualidade caia, culminando em problemas como as alterações no clima.
Obstáculos para as baleias
Além da caça, as baleias ainda precisam sobreviver a diversas outras dificuldades, como a poluição da água.
E não para por aí, já que além das enormes ilhas de resíduos que estão espalhadas pelos oceanos, as baleias ainda enfrentam o aumento da acidez e temperatura da água.
Todos esses problemas, claro, modificam os hábitos das baleias e suas subespécies, o que pode resultar na morte de indivíduos e na mudança de hábitos desses seres vivos.
Podemos, então, presenciar mudanças radicais nas rotas das baleias, de modo que encontrem locais mais adequados e saudáveis para viver.
Por fim, sem as baleias no ambiente, não há como elas adubarem a água, comprometendo, assim, determinada região dos oceanos.