Entenda o que é biodiversidade

Saiba mais sobre o que é biodiversidade; conheça suas principais ameaças

O termo biodiversidade, conhecido também como diversidade biológica, pode ser descrito como a pluralidade de riquezas naturais.

A biodiversidade está ligada de forma inerente aos ecossistemas existentes em nosso planeta, uma vez que se trata da riqueza de espécies dentro de um ambiente. Ou seja, dentro de um ecossistema.

Por esse motivo, antes de falarmos efetivamente sobre o que é biodiversidade, é importante compreendermos também o que é ecossistema. 

Definindo ecossistema

Podemos definir ecossistema como o conjunto de interações entre componentes bióticos (os organismos vivos, tais como plantas, animais e micróbios), e componentes abióticos (elementos químicos e físicos, tais como o ar, a água, o solo e os minerais).

Os ecossistemas possuem tamanhos que variam de acordo com esse conjunto de interações entre organismos vivos e local onde eles vivem. Ou seja, um ecossistema pode ser desde um pequeno lago até a totalidade do planeta Terra, considerado um gigantesco ecossistema composto por todos os ecossistemas existentes.

Importante: não confunda ecossistema com biomas, já que esse último é predominantemente definido de acordo com um conjunto de características únicas que envolvem o clima, a fauna e flora local, entre outros fatores. 

Por exemplo, o cerrado brasileiro tem como característica a vegetação mais rasteira, com animais únicos na região (Lobo-guará, capivaras, jacarés, onças), um bioma totalmente diferente da caatinga, no nordeste, um bioma com outras características. 

Afinal, o que é biodiversidade?

Agora, sabendo mais sobre ecossistema, fica mais fácil compreender a definição de biodiversidade. 

Isso porque a biodiversidade, como o nome sugere, representa a diversidade de vida nos ecossistemas existentes, desde oceanos até florestas como a amazônica. 

Além disso, a biodiversidade é importante pois é usada em referência ao número de organismos existentes, à variedade genética e às funções ecológicas desempenhadas pelas espécies.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente do Brasil, Artigo 2 da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) biodiversidade ou “diversidade biológica” é definida como:

A variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas”.

Quais as principais ameaças à biodiversidade?

Tão importante quanto saber o que é biodiversidade, é identificar eventuais ameaças a ela. Isso porque proteger os diferentes ecossistemas e sua diversidade biológica é extremamente importante para garantir um planeta mais saudável. 

Atualmente, podemos destacar a poluição em excesso, a falta de hábitos sustentáveis (reciclagem, por exemplo), o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão da agricultura e o crescimento urbano e industrial como os principais fatores que ameaçam a biodiversidade do planeta. 

Quanto menos recursos naturais e diversidade biológica, mais o planeta sofre e, consequentemente nós, humanos, perceberemos os impactos das nossas ações. 

Por fim, o aquecimento global, as mudanças climáticas, o derretimento das geleiras e a extinção de diversas espécies são exemplos dos impactos causados pelos danos recorrentes à biodiversidade e aos ecossistemas.

Entender o que é biodiversidade é fundamental para o futuro do planeta

Após conhecer o que é biodiversidade e entender sua importância, fica mais fácil criar um hábito pautado pela conscientização da preservação da diversidade biológica. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!

 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin