Entenda por que é importante salvar os animais marinhos

Saiba por que é primordial preservar os animais marinhos

Os animais marinhos são parte primordial dos oceanos, afinal, podemos dizer com tranquilidade que um não existiria ou sobreviveria sem o outro. Portanto, quando falamos dos oceanos e sua biodiversidade, estamos falando de um ecossistema cuja importância para o planeta é inestimável. 

Tenha, portanto, em mente que os animais marinhos são vitais para maior ecossistema do mundo, e quaisquer alterações no equilíbrio ecológico dos oceanos causam impactos enormes não apenas à vida nas águas salgadas do mar, como a nós humanos também.

Por esse motivo, neste artigo falaremos sobre a importância de salvar os animais marinhos. Porém, antes de mais nada, vamos conhecer mais sobre o que é equilíbrio ecológico e sua relação com a preservação dos animais.. 

Afinal, o que é equilíbrio ecológico?

Entenda por que é importante salvar os animais marinhos

A definição mais aceita é que o equilíbrio ecológico nada mais é que o estado de um ecossistema onde tanto a fauna como a flora são constantes, de modo a mostrar uma relação de dependência entre as duas partes.

Ou seja, alterações no equilíbrio ecológico causam um desequilíbrio. Esse processo, claro, surge como consequência da falta de um determinado elemento (animal ou vegetal) em um ecossistema. Como resultado, geram-se reações em cadeia que repercutem diretamente no funcionamento do ecossistema. 

Os animais marinhos são, então, parte vital do equilíbrio ecológico dos oceanos. Quando não os preservamos e, ao mesmo tempo, os exploramos, estamos iniciando um processo invasivo ao ecossistema, que culmina com o desequilíbrio ambiental.

Por que devemos salvar os animais marinhos?

Estamos vivendo uma época em que exploramos os animais, inclusive os marinhos. A pesca industrial e a caça ilegal, por exemplo, são alguns dos métodos mais agressivos e invasivos aos oceanos. 

Isso porque através dessas medidas retira-se da natureza mais do que ela pode repor, causando, assim, um desequilíbrio ambiental capaz de afetar outras espécies de animais. 

Os krills são um exemplo claro dos impactos causados pelo desequilíbrio ambiental. Esses pequenos animais, muito semelhantes aos camarões, são retirados da natureza em toneladas. 

Os animais que dependem deles para sobreviver, como baleias, aves e várias espécies de peixes acabam se deparando com escassez de alimento. Isso pode fazer com que eles mudem seu local de alimentação, o que afeta seus predadores, que acabam ficando sem alimento também. 

O desequilíbrio ambiental desencadeia, então, uma série de problemas no ecossistema, problemas estes que demoram muito tempo para serem absorvidos pelas espécies, de modo que possam se adaptar. 

A importância de salvar animais marinhos

Portanto, os animais marinhos são essenciais para manter a natureza em seu perfeito funcionamento, sem criar desequilíbrios que podem afetar diversas outras espécies, inclusive a humana. 

Afinal, tenha em mente que, se houver um desequilíbrio ecológico, algumas espécies podem desaparecer, afetando a alimentação humana e também questões mais sociais, tais como desemprego, falta de renda de povos litorâneos e muito mais. 

Para ler mais conteúdo como este, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho. 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin