Conheça a importância dos oceanos e os impactos do seu uso insustentável

Os oceanos são um ecossistema essencial para nós seres humanos e para o planeta em si, sobretudo porque são responsáveis por fornecer alimento e recursos naturais (gerando milhões de empregos diretos e indiretos), por movimentar o turismo em diversos locais e por cuidar do bem-estar do mundo ao produzir oxigênio e absorver CO2. Logo, dada a importância, uma pauta vem à tona: a importância de utilizar de forma sustentável os oceanos.

Ao passo que são gigantescos e imponentes, os oceanos são ecossistemas delicados, uma vez que quaisquer alterações podem resultar em desastres para todo o mundo, desde mudanças climáticas, aumento no nível do mar, até o aumento do CO2 na atmosfera.

Tendo tudo isso em mente, é preciso iniciar um sério e eficiente método de conservação e, principalmente, uso sustentável dos oceanos. 

A importância dos oceanos no cenário mundial

A pauta do uso sustentável dos oceanos é sempre foco de inúmeras organizações, como a ONU, uma das mais importantes e relevantes no planeta. 

Não à toa, foi definido que, para os anos de 2021 a 2030, teremos a “Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável”. 

Entenda por que o uso sustentável dos oceanos é importante

Ou seja, a ideia é incentivar a sociedade de maneira geral (pesquisadores, governos) a desenvolver ações que visam contribuir para a conservação e o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos.

O objetivo é utilizar a capacidade humana em prol dos oceanos, de maneira a alcançar a sustentabilidade da vida marinha. Essa medida vem em boa hora, conforme a situação dos oceanos vem se agravando todos os anos. 

Entre os problemas mais graves causados aos oceanos estão a poluição nos oceanos –  principalmente por conta dos plásticos – e a pesca insustentável. 

Os impactos da poluição e uso insustentável dos oceanos

Os oceanos, como mencionamos, todos os anos são explorados de diferentes formas, como através do descarte irregular de lixo plástico. 

Estima-se que oito milhões de toneladas de plástico são despejados nos oceanos anualmente, causando uma série de problemas à biodiversidade marinha, já que se trata de um material com decomposição demorada (450 anos), que libera toxinas ao ser decomposto e que pode matar e mutilar animais enquanto estiver nas águas. 

Além disso, o problema da pesca industrial feita sem quaisquer medidas sustentáveis está acabando com os oceanos. 

Isso porque estamos falando de um método extremamente destrutivo aos oceanos, à medida que as redes se arrastam no fundo do mar acabando com tudo em seu caminho, capturando e matando, inclusive, espécies sem qualquer valor de mercado ou que não são consumidas .

Por fim, a quantidade gigantesca com que espécies de peixes são retiradas auxiliam no desequilíbrio ecológico, principalmente porque se tira mais do que a natureza consegue repor.

Todos esses problemas apenas ratificam a importância da preservação e uso sustentável dos oceanos, a fim de evitar que o maior e mais importante ecossistema do planeta morra aos poucos. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe nosso blog para mais novidades. Até a próxima! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin