Conheça a importância do Oceano Atlântico para o planeta

Que os oceanos são importantes para a Terra todo mundo já sabe, tendo em vista principalmente os impactos e consequências negativas decorrentes de sua exploração e destruição. Entretanto, falaremos neste artigo especificamente a respeito de um dos oceanos mais importantes e abrangentes: o Oceano Atlântico. 

A importância do Oceano Atlântico para o planeta está atrelada a diversos aspectos e características, as quais você confere ao longo de todo este post. Confira! 

Características gerais do Oceano Atlântico

O Oceano Atlântico está localizado entre três continentes: América, Europa e África. 

Foto: Infoescola

Esse oceano é dividido em duas partes: o Atlântico Norte (acima da linha do Equador) e o Atlântico Sul (abaixo da linha do Equador).

Em extensão, o Oceano Atlântico é o segundo maior oceano do mundo, ficando atrás somente do Oceano Pacífico, o maior do mundo. 

Quanto às suas medidas, estamos falando de um oceano que abrange uma área estimada de 106 milhões de quilômetros quadrados, com profundidade média de 3.300 metros. 

As águas do Atlântico correspondem a 20% da superfície terrestre, o que naturalmente já explica a importância desse grandioso ecossistema para a Terra, 

Além disso, outro fato importante associado ao Oceano Atlântico é que a maioria dos rios existentes nos seus arredores (América, Europa e África) deságuam nele.

Descubra a importância do Oceano Atlântico para o planeta 

Uma coisa é certa: o Oceano Atlântico possui importância ambiental, social e econômica. 

No aspecto ambiental, o oceano é lar de diversas espécies de animais e plantas, que dependem de seus recursos para sobrevivência. 

Pela sua dimensão, claro, o Oceano Atlântico exerce influência direta no clima global, seja absorvendo C02 (processo este que diminui os impactos decorrentes do aquecimento global) e transformando-o em oxigênio ou transportando umidade, vento e chuva para os territórios localizados em sua área de abrangência.

Já no aspecto social e econômico, o Oceano Atlântico também é um dos mais movimentados e importantes do mundo, especialmente pela sua localização geográfica estratégica. 

Logo, estamos falando de um oceano que possui um grande fluxo de mercadorias e pessoas, tornando-se uma importante rota de navegação. 

E não para por aí, uma vez que o Oceano Atlântico ainda é responsável por fornecer uma quantidade gigantesca de peixes para alimentar parte da população mundial. 

Ou seja, estamos falando de um oceano que “alimenta” o planeta, que movimenta milhões de reais na economia mundial, sustenta comunidades costeiras e é lar de diversos pontos turísticos. 

Sem dúvida, então, trata-se de um ecossistema vital para o mundo, com papel social, econômico e ambiental.

Curiosidade do Oceano Atlântico

O nome do Oceano Atlântico deriva-se de Atlas, uma divindade da mitologia grega. A menção mais antiga desse oceano foi encontrada na obra “Histórias”, de Heródoto, composta por nove livros, por volta de 450 a.C.

Antes de os europeus descobrirem outros oceanos, o termo “oceano” foi durante muito tempo sinônimo de todas as águas que circundam a Europa Ocidental. Os gregos, inclusive, acreditavam ser um grande rio que circundava toda a Terra. 

Essa denominação desapareceu na Idade Média, à medida que se utilizava o nome “mar Ocidental” ou “mar do Norte”. 

Oceano Atlântico: um ecossistema fundamental 

Agora que você conhece mais sobre o Oceano Atlântico, sem dúvida fica mais claro como ele é importante para o planeta como um todo. 

Por isso, devemos sempre adotar hábitos e medidas mais responsáveis do ponto de vista ecológico, de modo a preservar não apenas o Oceano Atlântico, como todos os demais. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin