Especial Oceanos: Conheça tudo sobre o Oceano Pacífico

Conheça mais sobre o maior e mais antigo dos oceanos do planeta

Os oceanos são ecossistemas vitais para a manutenção da vida na Terra, sendo o Oceano Pacífico o mais antigo e maior do planeta. Tendo em vista sua importância, neste artigo falaremos mais sobre este oceanos, destrinchando sua história e informações mais relevantes. 

Ficou curioso para conhecer mais sobre o Oceano Pacífico? Então, tudo o que você precisa saber está aqui! 

Conheça mais sobre o Oceano Pacífico

O Oceano Pacífico é o mais antigo do mundo, uma vez que banhava a Pangeia até que ela começasse a se dividir nos continentes que conhecemos atualmente. 

Especial Oceanos: Conheça tudo sobre o Oceano Pacífico

Além disso, trata-se do oceano com maior área: 180 milhões de km2, estendendo-se por mais de 100 milhões de quilômetros quadrados da China até a Califórnia. Vale ressaltar que estamos falando também do oceano mais profundo do mundo em média – mais de 85% de sua área possui profundidades que ultrapassam 3 mil metros. 

Sua bacia oceânica cobre cerca de 32% da superfície total da Terra e 46% da superfície da água.

Como característica, o Pacífico é o oceano como a maior quantidade de placas tectônicas, bem como possui um grande número de ilhas em sua área de ocorrência. É importante ressaltar ainda que estamos falando do oceano de maior temperatura, com máxima de 40,4 ºC, ponto este localizado a 2 mil metros de profundidade, próximo à costa oeste estadunidense.

História do Oceano Pacífico

Desde a pré-história, o Pacífico é um oceano utilizado por inúmeros povos como forma de viajar e se locomover, sobretudo por conectar um continente a outro. 

Foi Vasco Nunez de Balboa o primeiro europeu a avistar o Pacífico oriental, em 1513, enquanto atravessava o Istmo do Panamá. O navegador o nomeou à época como “Mar do Sul”.

Seis anos depois (1519), Fernão de Magalhães, navegador português, iniciou a travessia do Oceano Pacífico, à medida que buscava uma rota alternativa para a Ilha das Especiarias através da  América do Sul. 

Conforme estava navegando, Magalhães encontrou águas agitadas que quase destruíram suas embarcações. Logo após passar por um estreito (conhecido hoje, claro, como Estreito de Magalhães), sua embarcação entrou em uma região desconhecida, mais calma. Magalhães, então,chamou este corpo de água de “Mar Pacífico”, dando nome, assim, ao maior e mais velho oceano do mundo.

Mesmo Magalhães navegando em uma região mais tranquila, saiba que, via de regra, o Oceano Pacífico é um corpo de água caracterizado por atividades violentas, incluindo fortes tempestades, erupções vulcânicas e terremotos.

Gostou do especial que separamos sobre o Oceano Pacífico? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin