Guia definitivo para entender as mudanças climáticas

Neste guia você entende de uma vez por todas as mudanças climáticas e seus impactos no planeta

Você com certeza já deve ter escutado sobre o aumento na temperatura do planeta, certo? Saiba, então, que este é apenas um dos inúmeros problemas causados pelas mudanças climáticas, que são ocasionadas, claro, pela influência humana. 

Hoje em dia, o aumento da temperatura no mundo é o principal expoente das mudanças climáticas, uma vez que ele leva ao agravamento das secas, ao aumento do nível do mar e à extinção em massa de espécies.

A ameaça das mudanças climáticas é real e já está batendo às nossas portas, requerendo uma ação conjunta da população, de governos e de empresas em todo o mundo. Sem uma total adesão, a situação em alguns anos ou décadas pode se tornar insustentável. 

Quer conhecer mais sobre as mudanças climáticas? Então, confira este guia rápido que elaboramos para ajudá-lo a entender o mais importante sobre essa pauta ambiental. Confira! 

O que são mudanças climáticas e como elas são ocasionadas?

Basicamente, podemos dizer que o conjunto de condições médias de temperatura de um lugar, ao longo de muitos anos, é considerado clima. A mudança climática nada mais é, portanto, que a mudança nessas condições médias.

As mudanças climáticas que estamos presenciando, atualmente, são fruto de ações antropogênicas, isto é, de origem humana. 

“Mas quais ações humanas causam as mudanças climáticas?”.

Tenha em mente que o uso rotineiro de combustíveis fósseis (petróleo, gás e carvão) para casas, fábricas e transportes são os pilares das mudanças climáticas.

Mudanças climáticas e o efeito estufa

Os combustíveis fósseis, quando queimados, liberam gases de efeito estufa (GEE), que são gases que absorvem uma parte dos raios do sol e os redistribuem em forma de radiação na atmosfera, aquecendo o planeta em um fenômeno chamado efeito estufa.

Entre os gases mais comuns e danosos, podemos listar o CO2, CH4, N2O, O3, halocarbonos e vapor d’água.

Guia definitivo para entender as mudanças climáticas

Portanto, no efeito estufa, a radiação solar que atinge a atmosfera interage com os gases ali presentes, que, por sua vez, absorvem a radiação solar e passam a emitir de volta para a superfície terrestre radiação infravermelha, que nada mais é que calor.

Como resultado do efeito estufa, o planeta está agora cerca de 1,2°C mais quente do que no século 19, isso por conta do aumento de 50% de CO2 na atmosfera. 

Apesar de parecer pouco, essa temperatura mais elevada pode gerar impactos devastadores no planeta. Por isso, o melhor cenário é que o aquecimento global seja mantido em 1,5°C até o ano 2100. 

Contudo, inúmeras projeções que levam em consideração as medidas já adotadas para diminuição de emissão de C02 na atmosfera não são tão otimistas, o que preocupa bastante. 

No Brasil, por exemplo, entre as projeções do Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês), órgão da ONU, o avanço da seca no Nordeste, na Amazônia e no Centro-Oeste já é uma realidade. 

Impactos das mudanças climáticas

Como dito, o aumento da temperatura por meio dos gases de efeito estufa causam mudanças climáticas que podem ser cada vez mais severas. 

Atualmente, já é possível perceber mudanças drásticas nas estações e climas globais, como escassez e excesso de chuva, bem como é notável o aumento da temperatura nos oceanos, a acidificação dos mares, aumento do nível do mar e muito mais. 

Ou seja, estamos presenciando cada vez mais eventos climáticos extremos, que podem comprometer a vida na Terra e toda sua biodiversidade em um curto espaço de tempo. 

Quer ler mais conteúdo como este? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ficar por dentro de mais novidades! Até a próxima! 

https://www.mafiadomergulho.com.br/

.

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin