Arquipélago carioca é reconhecido internacionalmente como um Hope Spot
As ilhas cagarras, conhecido arquipélago carioca, protegido por unidade de conservação desde 2010, foi reconhecido internacionalmente como um Hope Spot pela Mission Blue. O conjunto de ilhas é tido como Monumento Natural desde 2010, o que garante proteção para toda a água do entorno, que vai desde o Leblon à entrada da Baía de Guanabara.
O reconhecimento das ilhas Cagarras como um Hope Spot (Ponto de Esperança) é extremamente importante do ponto de vista da preservação ambiental, uma vez que esses locais são mais protegidos e tem como função assegurar que a biodiversidade local prospere sem quaisquer influências humanas – sobretudo pesca e caça.
Além disso, esses locais garantem mais visibilidade internacional, ajudando, assim, a reunir esforços globais para garantir a conservação marinha.
Saiba que as Ilhas Cagarras são somente o segundo local brasileiro que entra na lista de Hope Spot, que já contava com Abrolhos, arquipélago no litoral da Bahia composto por diversos ecossistemas marinhos e costeiros que abrange a maior área de recifes de corais e biodiversidade do Atlântico Sul.
Após a nomeação, o Monumento Natural das Ilhas Cagarras se junta a outros locais conhecidos mundialmente, tais como Galápagos (Equador) e a Grande Barreira dos Corais (Austrália).
A importância dos Hope Spots
Os Hope Spots são definidos como pontos com grande riqueza e diversidade de espécies em regiões e biomas ameaçados, cujo objetivo é identificar e desenvolver estratégias para a conservação da biodiversidade nessas regiões.

As áreas de proteção marinha escolhidas como Hope Spots têm como ponto comum os atributos ecológicos, como a abundância e diversidade de espécies fundamentais e únicas.
Outro fator que torna os Hope Spots ainda mais importantes é que, em todo mundo, menos de 6% dos oceanos estão protegidos de alguma forma. E, para piorar, algumas dessas regiões protegidas ainda são alvos de exploração ambiental, o que diminuiria essa porcentagem para 3%.
Tais pontos de esperança surgem, de fato, como uma luz no fim do túnel para os oceanos, permitindo que a fauna e flora local cresçam e vivam de modo saudável, sem exploração ou problemas que possam comprometer sua continuidade na região.
Ou seja, em outras palavras, os Hot Spots, como as Ilhas Cagarras, permitem planejar o futuro – ou assegurar que esses locais tenham um futuro.
Por conta de tudo isso, naturalmente os Hope Spots possuem uma grande importância para a natureza.
Hope Spots: importantes para a proteção e manutenção dos oceanos
A nomeação das Ilhas Cagarras como um ponto de proteção ambiental global é fundamental não apenas para proteger a biodiversidade, como também para conscientizar as pessoas.
Afinal, somente a divulgação das Ilhas Cagarras como um ponto de preservação já auxilia a conscientizar as pessoas a respeito da importância da proteção do local.
Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!
.