Ilhas Cagarras são novo ponto de esperança para os oceanos

Arquipélago carioca é reconhecido internacionalmente como um Hope Spot

As ilhas cagarras, conhecido arquipélago carioca, protegido por unidade de conservação desde 2010, foi reconhecido internacionalmente como um Hope Spot pela Mission Blue. O conjunto de ilhas é tido como Monumento Natural desde 2010, o que garante proteção para toda a água do entorno, que vai desde o Leblon à entrada da Baía de Guanabara.

O reconhecimento das ilhas Cagarras como um Hope Spot (Ponto de Esperança) é extremamente importante do ponto de vista da preservação ambiental, uma vez que esses locais são mais protegidos e tem como função assegurar que a biodiversidade local prospere sem quaisquer influências humanas – sobretudo pesca e caça. 

Além disso, esses locais garantem mais visibilidade internacional, ajudando, assim, a reunir esforços globais para garantir a conservação marinha.

Saiba que as Ilhas Cagarras são somente o segundo local brasileiro que entra na lista de Hope Spot, que já contava com Abrolhos, arquipélago no litoral da Bahia composto por diversos ecossistemas marinhos e costeiros que abrange a maior área de recifes de corais e biodiversidade do Atlântico Sul.

Após a nomeação, o Monumento Natural das Ilhas Cagarras se junta a outros locais conhecidos mundialmente, tais como Galápagos (Equador) e a Grande Barreira dos Corais (Austrália).

A importância dos Hope Spots

Os Hope Spots são definidos como pontos com grande riqueza e diversidade de espécies em regiões e biomas ameaçados, cujo objetivo é identificar e desenvolver estratégias para a conservação da biodiversidade nessas regiões. 

Ilhas Cagarras são novo ponto de esperança para os oceanos

As áreas de proteção marinha escolhidas como Hope Spots  têm como ponto comum os atributos ecológicos, como a abundância e diversidade de espécies fundamentais e únicas.

Outro fator que torna os Hope Spots ainda mais importantes é que, em todo mundo, menos de 6% dos oceanos estão protegidos de alguma forma. E, para piorar, algumas dessas regiões protegidas ainda são alvos de exploração ambiental, o que diminuiria essa porcentagem para 3%. 

Tais pontos de esperança surgem, de fato, como uma luz no fim do túnel para os oceanos, permitindo que a fauna e flora local cresçam e vivam de modo saudável, sem exploração ou problemas que possam comprometer sua continuidade na região.

Ou seja, em outras palavras, os Hot Spots, como as Ilhas Cagarras, permitem planejar o futuro – ou assegurar que esses locais tenham um futuro.

Por conta de tudo isso, naturalmente os Hope Spots possuem uma grande importância para a natureza. 

Hope Spots: importantes para a proteção e manutenção dos oceanos

A nomeação das Ilhas Cagarras como um ponto de proteção ambiental global é fundamental não apenas para proteger a biodiversidade, como também para conscientizar as pessoas. 

Afinal, somente a divulgação das Ilhas Cagarras como um ponto de preservação já auxilia a conscientizar as pessoas a respeito da importância da proteção do local. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

.

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin