Limpeza dos mares se mostra capaz de recuperar criadouro natural de peixes

Saiba mais como a limpeza dos oceanos e mares é fundamental para recuperar a vida marinha

A poluição é a grande vilã dos oceanos, uma vez que ela é a responsável por acabar e destruir com a biodiversidade marinha e habitats importantes para inúmeras espécies. Contudo, uma limpeza dos mares pode ser determinante para mudar essa situação. 

Prova disso é que, em 2016, o projeto Limpeza dos Mares esteve na Ilha das Galés, na Reserva Biológica do Arvoredo (SC), onde se dedicou retirar o lixo jogado no mar e nas proximidades do ‘Navio Lili’, um cargueiro afundado há séculos encontrado envolvido em redes de pesca e sem indícios de vida marinha no entorno.

À época, houve um complexo trabalho para remoção do material. Como resultado, cinco anos depois, a embarcação se mostrou um criadouro natural de peixes.

Em uma visita recente ao local, foi constatado por mergulhadores, acompanhados de técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que a região estava novamente repleta de vida, após os esforços para deixar o ambiente limpo e livre da poluição. 

Ou seja, o local, que outrora estava infértil, sem vida marinha existente, se recuperou e mostrou, após anos de descanso da poluição, uma grande biodiversidade, comprovando, assim, a eficácia de uma limpeza profunda nos mares. 

O processo de recuperação dos oceanos

Além do empenho humano em deixar as águas limpas e livre de qualquer poluição, sobretudo resíduos materiais, com certeza a natureza foi fundamental para esse processo de recuperação. 

Isso porque a natureza é capaz de se recuperar de forma relativamente rápida, bastando apenas apenas nós humanos ajudá-la. 

Esse relato na Ilha das Galés é um forte indício que, sim, é possível recuperarmos outras regiões poluídas, para que a biodiversidade volte a florescer na região. Basta apenas que nos esforcemos para limpar as águas, de modo que a natureza possa cumprir seu papel e se recuperar plenamente. 

A importância da limpeza dos oceanos e mares

Os oceanos e mares são ecossistemas extremamente importantes, sobretudo pelas suas funções, cujo papel é tornar o planeta mais habitável. 

Por exemplo, os oceanos e mares ajudam a regular o clima do planeta, assim como são os responsáveis por absorver uma quantidade gigantesca de CO2, tendo papel fundamental no controle do aquecimento global. 

Além disso, os oceanos também são responsáveis por boa parte do oxigênio que respiramos, sendo mais determinantes que as grandes florestas. 

E não para por aí, já que os oceanos e mares nos fornecem alimentos e sustentam milhares de pessoas. 

Limpar os oceanos e deixá-los habitáveis novamente significa preservar tudo isso, de modo a conseguirmos enxergar um futuro mais promissor e otimista. 

Gostou do artigo sobre como a limpeza dos mares pode recuperar a vida marinha? Então, acompanhe o blog da Máfia para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin