O lixo jogado em mares já é um assunto recorrente em toda a parte do mundo. Afinal, todo verão uma enorme quantidade de banhistas vêm às cidades litorâneas. E, com isso, os resíduos deixados nas praias dobra de tamanho. De acordo com a Agência EBC, são cerca de 25 milhões de toneladas ao ano.

Porém, pouco se fala sobre o verdadeiro impacto que este lixo causa à cada temporada de calor. Apesar disso o descarte incorreto dos resíduos causa um problema enorme à vida marinha. E assim acaba também nos atingindo. No post de hoje, iremos falar dos problemas causados pelo lixo jogado em mares.

O que o lixo jogado em mares tem afetado

Como dissemos anteriormente, o principal impacto do lixo jogado em mares é em espécies marinhas. Conforme um estudo feito pela Universidade de Queensland, a contaminação dos oceanos tem causado 100 mil mortes de animais por ano. E o maior vilão desta história é o plástico.

Não somente os animais, mas também as plantas sofrem muito com a quantidade de lixo depositada aos mares. E isso é um problema muito sério devido aos plânctons e algas, que produzem boa parte do oxigênio que respiramos. Assim, gera um desequilíbrio também na qualidade do ar.

O lixo jogado em mares também faz com que as praias se tornem impróprias. Assim, ela fica restrita tanto para moradores do local como também para banhistas. Com isso, as pessoas deixam de frequentá-la e ela se torna um local abandonado. Ninguém conseguirá frequentá-la a partir desse momento.

Lixo jogado em mares: qual é o seu impacto?

Já ouviu falar na ilha do lixo?

Como resultado do que citamos acima, criam-se lugares como a ilha do lixo. Para aqueles que nunca ouviram falar, ela está localizada entre o litoral da Califórnia e do Havaí. Mas, o que mais impressiona neste local é a concentração de 4 bilhões de toneladas de resíduos plásticos. Assim, a sua extensão é maior do que o Estado de São Paulo.

Assim como esboçamos, a ilha se tornou completamente inabitada. Apenas o que chega na ilha é mais lixo jogado em mares, seja pela pesca ou pelo turismo da região. Além disso, os animais do local tem sofrido resultados da poluição. Como exemplo disso, pássaros ganharam novas mutações no corpo.

O que acontecerá no futuro…

Se não forem tomadas as devidas medidas contra o lixo jogado nos mares, haverá muitas perdas. Com o tempo, podemos ter muitas praias com um cenário semelhante ao da ilha do lixo. Ainda, sofreremos com a extinção de muitas espécies marinhas que hoje já se encontram ameaçadas.

Porém, não é só isso. Também teremos grandes prejuízos de caráter econômico, turístico e alimentício. Sem espécies de peixes e frutos do mar, não haverá alimento para comunidades ribeirinhas ou para venda. Ou seja, pescadores irão perder empregos, não haverá turistas e a economia irá sucumbir. Dá pra notar o tamanho do prejuízo, não é mesmo?

Por essa razão devemos nos atentar ao consumo consciente nas praias. Ao invés de deixar seu lixo jogado em mares, escolha recolhê-los ao final do dia. Também vale orientar pessoas próximas para que façam o mesmo. Mesmo que pequenas, atitudes podem fazer toda a diferença para um mundo melhor!

Gostou de tudo o que leu até aqui? Então não deixe de nos contar o que achou em nossos comentários! Para continuar recebendo dicas e novidades sobre a preservação do meio ambiente, acompanhe as postagens aqui no blog.

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin