Lixo na praia: quais hábitos podem ajudar a reduzi-lo?

O lixo na praia é um problema muito sério e que costuma aparecer junto com a temporada do verão. Apesar de esta ser uma época muito alegre, com as férias escolares e o calor, nem sempre ela traz uma boa imagem. Afinal, com o grande número de visitantes, também cresce consideravelmente o volume de lixo na praia.

De acordo com estudo feito pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) 80% do lixo na praia tem origem terrestre. E, para os pesquisadores, a principal causa é a má gestão do lixo urbano. Por isso, no post de hoje iremos orientá-lo sobre os melhores hábitos para o descarte correto do seu lixo produzido na praia.

O que fazer para diminuir o lixo na praia

Mesmo que a praia seja bastante cheia em época de férias, há formas eficientes de mantê-la limpa. Para isso, basta um pouco de consciência ambiental e algumas medidas simples que podem ser adotadas na sua rotina. A seguir, separamos as principais delas para você conferir com a gente:

Sempre tenha consigo sacolas biodegradáveis

Essa é uma das regras essenciais para qualquer banhista no verão. Isso porque quando vamos à praia, acabamos levando uma série de embalagens para consumirmos ao longo do dia. Entre eles refrigerantes, sucos, água, sorvetes, bolachas, entre outros. Por isso, é essencial recolher todo o lixo com sacolas biodegradáveis ao deixar a praia. 

Descarte seu lixo no local correto

O próximo passo para um descarte correto do seu lixo na praia é encontrar um local adequado para isso. Assim, certifique-se de deixar suas sacolas plásticas em latas de lixo próximas de onde você está. Pois de nada adianta juntar seu lixo, se ele não for descartado em um local onde possa ser recolhido.

Lixo na praia: quais hábitos podem ajudar a reduzi-lo?

Dê preferência para materiais reutilizáveis

Uma dica de ouro para deixar de produzir lixo na praia é usar materiais reutilizáveis. Isso significa desapegar de itens como copos, canudos e garrafas descartáveis. Pois, segundo estudo do IOUSP, 95% do lixo é oriundo do plástico. Por isso hoje os canudos de inox e de bambu estão se tornando uma tendência. Afinal, é dessa forma que se pode diminuir os impactos do plástico no meio ambiente.

Dissemine essa ideia!

Infelizmente, a consciência de diminuir o lixo na praia não é uma realidade de todos. Sendo assim, não tenha medo em disseminar essa ideia com as pessoas à sua volta. Isso pode ser feito com as crianças, ensinando-os desde a infância. Porém, pode ser igualmente eficaz com os adultos também.

Se todos adotarem estes hábitos para diminuir o lixo na praia, será muito mais fácil preservar estes espaços. Assim, será possível manter a paisagem mais agradável, além de mantê-la limpa. Com isso deixaremos um legado para as próximas gerações.

Gostou de tudo o que leu até aqui? Então não deixe de nos contar o que achou em nossa caixa de comentários abaixo! Para continuar recebendo dicas e novidades sobre a preservação do meio ambiente, basta acompanhar as postagens em nosso blog

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin