Saiba mais sobre os aterros no fundo dos oceanos, como o lixo chega lá e do que é composto

Que os oceanos são poluídos todos os anos por toneladas e mais toneladas de lixo todo mundo sabe, não é mesmo? Porém, o que poucos sabem é que o fundo dos oceanos está se tornando um verdadeiro aterro. 

Afinal, quando falamos em lixo nos oceanos, às nossas mentes vêm a imagem dos resíduos boiando em alto mar. Todavia, para cada tipo de lixo à deriva no mar, existem tantos outros no fundo dos oceanos. 

Por esse motivo, ao longo deste artigo falaremos mais sobre os aterros no fundo dos oceanos, um lixo oculto que não vemos, mas que possui impactos significativos no meio ambiente. 

Entenda mais sobre os aterros no fundo dos oceanos

À medida que passam-se os anos, o fundo do oceano acumula cada vez mais lixo. 

Atualmente, como resultado de anos de poluição, é possível encontrar grandes focos de lixo no fundo do mar. 

Para ter ideia de como a poluição é devastadora e toma conta dos oceanos, já foram descobertos plásticos no ponto mais profundo da Terra, local conhecido como Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, a uma profundidade de 10.900 metros. 

Lixo oculto: conheça mais sobre os aterros no fundo dos oceanos

Por conta do alcance e da quantidade de resíduos encontrados no fundo dos oceanos, especialistas alertam que as concentrações de lixo podem atingir densidades comparáveis ​​a grandes aterros.

Estima-se que as regiões mais afetadas pelo lixo no fundo dos oceanos são os mares sem litoral e semifechados, fundos costeiros, áreas marinhas sob a influência de grandes desembocaduras de rios e locais com alta atividade pesqueira.

Para alguns especialistas, como Canais Miquel, professor da Faculdade de Ciências da Terra da Universidade de Barcelona, a quantidade de lixo nos oceanos está ligada ao nível de tratamento de resíduos nos países costeiros. Ou seja, quanto menos tratamento, mais resíduos chegam ao oceano e, por consequência, ao fundo do oceano. 

Relaciona-se esse fenômeno especialmente com os países em desenvolvimento, que investem pouco em reciclagem e limpeza dos oceanos e rios, tal qual o Brasil.

Como o lixo chega ao fundo dos oceanos?

No fundo do mar, pelo menos nos pontos mais críticos, são encontrados diversos tipos de lixo, como plásticos, redes de pesca, cerâmica, tecidos, metal, vidro e papel. Mas, como esses resíduos chegam ao fundo dos oceanos? 

O lixo chega ao mar de diferentes maneiras, e uma vez nas águas marinhas, devido às características geográficas, o relevo submarino e a natureza do fundo do mar, os resíduos são distribuídos no fundo do mar.

De acordo com o local e a dinâmica do oceano (correntes, tempestades), a quantidade de lixo vai se acumulando, sobretudo com o passar dos anos, criando, assim, uma massa de lixo fixa e que se move ou se sustenta de maneira uniforme, como é o caso, por exemplo, das ilhas de lixo, espalhadas em todo o globo. 

Ou seja, quando as linhas de fluxo de lixo se juntam e concentram, os materiais transportados pela dinâmica do oceano se acumulam, principalmente em depressões e áreas marinhas tranquilas.

Lixo oculto: um problema ambiental que poderia ser evitado

Sabendo como o lixo chega aos oceanos e como se espalha, com certeza fica mais fácil entender de que maneira os resíduos que geramos são prejudiciais aos oceanos. 

Para ler mais artigos como este, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho. Até a próxima! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin