Maior iate do planeta será usado para retirar lixo plástico dos oceanos

Entenda mais sobre as características do iate que promete retirar lixo plástico dos oceanos

O problema dos plásticos nos oceanos parece não ter fim, uma vez que inúmeras soluções são propostas e poucas mudanças são notadas de fato. Contudo, esse cenário pode mudar em breve, já que está previsto para 2024 o lançamento do maior iate do planeta, que terá como objetivo retirar lixo plástico dos oceanos. 

Rev Ocean, nome do iate que está sendo construído na Noruega, terá 81 metros de comprimento e carregará um legado importante para o planeta.

As obras, que começaram em 2017, devem ser finalizadas somente em 2024, quando está prometida a viagem inaugural da embarcação.

Conheça mais sobre o iate 

A construção do iate é uma iniciativa que parte de investimento privado, ainda que seu uso seja para fins coletivos. O responsável por essa obra colossal é o bilionário norueguês Kjell Inge Røkke, tido como o homem mais rico do país. 

Maior iate do planeta será usado para retirar lixo plástico dos oceanos

A ideia de construir um iate com o propósito de limpar os oceanos tem relação com o passado do bilionário, que era pescador e fez sua fortuna no mar. 

Apesar de ter participação acionária na empresa Aker, que opera no setor petrolífero, que de certa forma explora os oceanos, a ideia de Røkke é devolver ao oceano o que ele já deu. 

Objetivo da criação do iate

A construção do iate tem como promessa recolher até cinco toneladas de lixo plástico por dia dos oceanos, o que, a longo prazo, pode representar um grande alívio para os ecossistemas marinhos. 

Além disso, o iate também promete ser uma plataforma de pesquisa marítima, de maneira a contribuir para grandes desafios ambientais da atualidade, como a poluição dos mares, a pesca ilegal e até mesmo as mudanças climáticas.

O tamanho gigantes do iate é justificado pelo aparato que irá carregar consigo. A bordo, por exemplo, terão sete laboratórios científicos, um minissubmarino com capacidade para descer até as profundezas dos oceanos e um incinerador sustentável, que não emite fumaça poluente e será responsável por transformar todo o lixo plástico coletado dos oceanos em energia, que será utilizada para a própria embarcação.

Onde o iate começará suas operações?

Espera-se que o iate comece sua atuação focado no Oceano Pacífico, especificamente na região conhecida como “Ilha de Lixo‘. 

Trata-se de um local onde se forma um bolsão de resíduos plásticos que, inclusive, a cada dia fica maior, sobretudo pelas correntes marítimas que se encontram no local e carregam uma série de resíduos até a região.

Gostou do artigo sobre o maior iate do planeta e como ele será usado para retirar lixo plástico dos oceanos? Então, acompanhe o blog da Máfia do Mergulho para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

What's your reaction?
0Cool0Bad0Lol0Sad

Leave a comment

Bloomin
Bloomin